O deputado socialista André Franqueira Rodrigues representou os Açores no painel sobre inovação agrícola na “Sustainable Future Week 2024”, evento promovido pelo jornal POLITICO em Bruxelas. Durante o debate, subordinado ao tema “Aumentar a inovação na agricultura: o que se segue para o bloco?”, o eurodeputado destacou os avanços alcançados na região em práticas de gestão do solo, melhoramento genético e inovação no setor pecuário, ao longo das últimas décadas.

Rodrigues sublinhou que a inovação deve ser vista como uma ferramenta estratégica para enfrentar desafios como soberania alimentar, alterações climáticas e gestão sustentável de recursos. “Temos ainda um problema de desigualdade de acesso à inovação”, afirmou, apontando como barreiras o envelhecimento demográfico no setor agrícola e a reduzida dimensão média das explorações.

Um dos pontos centrais da sua intervenção foi a necessidade de melhorar o acesso à inovação, com enfoque em digitalização e gestão da água. Sobre este último tema, mostrou-se crítico quanto à falta de concretização da Estratégia Europeia para a Resiliência Hídrica, destacando a importância de uma proposta clara por parte da Comissão Europeia.

Rodrigues também frisou a relevância da renovação geracional na agricultura. “A maior propensão dos jovens para adotar inovação deve ser aproveitada com melhores condições para facilitar a entrada deles no setor”, afirmou. Em relação à regulação, defendeu um sistema equilibrado que assegure justiça no acesso à inovação, afirmando que “não se trata de ter mais ou menos regulação, mas de garantir que ela funcione para todos”.

A Sustainable Future Week reuniu líderes, especialistas e representantes institucionais para discutir políticas sustentáveis em áreas como clima, agroalimentação, energia e mobilidade. O evento decorreu nos dias 3 e 4 de dezembro e contou com a participação de figuras como Ricard Ramon, da Comissão Europeia, e Anke Kwast, da Yara Internacional.

 

PUB