O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, expressou, em nome da instituição, as suas felicitações aos membros do novo Colégio de Comissários, nomeados recentemente pelo Parlamento Europeu, e reafirmou o compromisso de trabalhar em conjunto para uma União Europeia mais forte e justa.
“Em nome do Comité das Regiões Europeu, gostaria de felicitar os membros do novo Colégio de Comissários pela sua nomeação hoje pelo Parlamento Europeu, e afirmar mais uma vez o nosso compromisso de trabalhar em conjunto para uma União Europeia mais forte e mais justa”, disse Vasco Cordeiro.
O líder do Comité das Regiões destacou a importância do pleno envolvimento dos órgãos de poder local e regional, considerando-o essencial para enfrentar desafios cruciais como a crise climática, o acesso à habitação e a preparação para o alargamento da União Europeia. Vasco Cordeiro salientou que os órgãos locais e regionais desempenham um papel fundamental, dado que são responsáveis por mais de 70% da implementação da legislação da União Europeia e por metade da despesa pública na UE.
“Reconhecemos e agradecemos o facto de este Colégio poder contar com vários membros que tiveram a oportunidade de liderar as suas cidades e regiões, bem como de servir como membros do Comité das Regiões Europeu”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Comité das Regiões também enfatizou a necessidade de uma Política de Coesão mais forte e renovada, construída com a participação ativa de todas as regiões. “As regiões e os municípios necessitarão de uma Política de Coesão mais forte e renovada, construída com todas as regiões, através do espírito de parceria, da gestão partilhada, da governação a vários níveis e de uma abordagem de base local”, afirmou.
Vasco Cordeiro expressou ainda a expectativa de que o novo Vice-Presidente Executivo responsável pela Coesão e Reformas trabalhe em estreita colaboração com o Comité das Regiões para apresentar uma proposta ambiciosa para a política de coesão.
“O Comité das Regiões continuará a trabalhar como um parceiro leal e construtivo da Comissão Europeia, para garantir que as regiões e os municípios recebam a importância política que merecem”, concluiu, referindo-se às declarações da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, sobre a importância das regiões no próximo Quadro Financeiro Plurianual.