O PPM evocou hoje as dificuldades que o Governo dos Açores atravessou nos últimos quatro anos devido à “herança” e ao contexto internacional para elogiar a atuação do executivo, que conseguiu um crescimento económico “nunca visto”.

“A economia não cresce apesar deste Governo. A economia cresce com este Governo. O maior número de empregados da nossa história. Um crescimento económico sem precedentes. Que duplicará a dimensão da nossa economia em apenas oito anos. São números nunca vistos”, afirmou o deputado do PPM/Açores, João Mendonça.

O deputado monárquico discursava nas intervenções finais da discussão do Plano e Orçamento da região para 2025, na Assembleia Regional, na Horta.

Mendonça, eleito pela ilha do Corvo, enalteceu as políticas do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) responsáveis por assegurar um “abastecimento regular, cuidados médicos reforçados, pleno emprego” e uma “autonomia energética quase total”.

O parlamentar lembrou que a existência de “ligações aéreas diárias” no Corvo “ao longo de quase todo o ano era uma “espécie de sonho” até 2020, ano em que a coligação PSD, CDS-PP, PPM passou a governar o arquipélago.

“A verdade é que, mesmo quando foi fácil, mesmo assim, foi demasiado difícil para os governos do PS. A oposição do PS/Açores assentava apenas numa estratégia: carregar o Governo da coligação com despesas e mais despesas. Exigir tudo e o seu contrário”, atirou.

João Mendonça prometeu que o executivo açoriano vai “procurar soluções para a falta de habitação” e destacou as dificuldades sentidas nos últimos quatro anos devido às crises políticas, à “herança” recebida dos executivos do PS e ao contexto internacional marcado pela guerra, inflação e pandemia.

“A coligação cumpriu esta semana quatro anos de governo. O tempo de uma legislatura. Não foram tempos de vacas gordas: Herdou-se a situação difícil e sem futuro, que resultou da governação de 24 anos do PS. Uma região estrangulada do ponto de vista económico e social”, reforçou.

O Orçamento dos Açores para 2025, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação PSD/CDS-PP/PPM para o próximo ano, atinge os 1.913 milhões de euros, dos quais cerca de 819 milhões são destinados aos investimentos previstos no Plano.

A discussão das propostas de Plano e Orçamento para 2025 começou na segunda-feira, na Assembleia Regional, na Horta.

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.

 

PUB