O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, afirmou esta sexta-feira, durante a inauguração da Loja Doutor Finanças, que o município “está ao lado das empresas e dos investidores”. Na ocasião, destacou as medidas que têm vindo a ser implementadas pela autarquia para promover o desenvolvimento económico local e atrair novos negócios.

Pedro Furtado sublinhou o compromisso assumido no orçamento de 2024, que mantém um regime de benefícios fiscais vantajosos para empresas e cidadãos. Entre as iniciativas, destaca-se a redução da taxa do Imposto Municipal da Derrama de 1,5% para 1%, aplicada ao lucro tributável sujeito e não isento de IRC, bem como a isenção desta taxa para empresas com lucros até 150 mil euros.

Adicionalmente, foi lançado um programa de apoio às rendas comerciais, destinado a incentivar a fixação de empresas no concelho. O apoio mensal pode atingir os 500 euros, com um limite anual de 6.000 euros por empresa.

No âmbito da modernização do comércio tradicional, a autarquia, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, está a implementar o projeto “Bairro Comercial Digital – PDL Centro Histórico”. Este investimento, superior a 1 milhão de euros, prevê beneficiar cerca de 400 empresas do centro histórico, promovendo a transformação digital e a aceleração tecnológica.

Para reforçar o suporte ao setor empresarial, foi criado o Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial, que auxiliará as empresas no acesso a financiamentos públicos regionais, nacionais e europeus.

A nível nacional, Ponta Delgada tem-se destacado como um dos 25 melhores municípios para viver, visitar e investir, liderando, na Região Autónoma dos Açores, o City Brand Ranking da Bloom Consulting.

Na inauguração da loja Doutor Finanças, Pedro Furtado felicitou a gerente Raquel Lima e o administrador Cláudio Santos, desejando-lhes o maior sucesso para o novo negócio na cidade.

 

PUB