O Secretário Regional do Mar e Pescas, Mário Rui Pinho, apresentou hoje, em comissão parlamentar, as prioridades da sua secretaria para o Plano e Orçamento de 2025, destacando o potencial do mar como uma “verdadeira economia de futuro.”

O investimento total da Secretaria Regional do Mar e das Pescas atinge os 45 milhões de euros, com 28 milhões destinados ao desenvolvimento do “Cluster do Mar dos Açores”, uma iniciativa considerada essencial para o avanço regional e nacional. Este cluster inclui projetos estratégicos, como o novo navio de investigação e o centro de investigação e desenvolvimento MARTEC, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Mário Rui Pinho sublinhou a importância de fortalecer o conhecimento e a valorização do Mar dos Açores, apresentando ainda os projetos de apoio à Escola do Mar, que tem aumentado a oferta de formação e atraído mais alunos e projetos. Em termos de gestão marítima, o Secretário destacou o avanço na digitalização de processos, licenciamento e sensibilização para a conservação marinha.

Na gestão costeira, a Secretaria mantém o foco na requalificação das zonas balneares, incluindo a Praia do Porto Pim e a Ferraria. O estudo da alga invasora Rugulopteryx okamurae, conduzido pela Universidade dos Açores, também será concluído.

Com um total de 9,3 milhões de euros destinados ao mar, Mário Rui Pinho concluiu afirmando que o XIV Governo Regional dos Açores mantém o compromisso de valorizar o mar como um pilar central para o futuro da região.

PUB