Os portugueses já escolheram as causas vencedoras da 4ª edição do Programa Bairro Feliz, promovido pelo Pingo Doce. Na Região Autónoma dos Açores, oito projetos foram selecionados através da votação dos clientes e serão contemplados com donativos de até 1.000 euros cada, para promover melhorias nas respetivas comunidades. A nível nacional, o Programa Bairro Feliz vai apoiar 459 causas este ano.
A cerimónia de pesagem dos votos e entrega dos donativos teve lugar no passado sábado, dia 26 de outubro, nas oito lojas do Pingo Doce da região, marcando o fim de meses de envolvimento da população nesta iniciativa comunitária.
O programa visa fortalecer o vínculo entre o Pingo Doce e as comunidades locais, permitindo que os vizinhos e organizações inscrevam projetos com impacto positivo e votem nas ideias que gostariam de ver concretizadas. Cada loja apoia uma causa comunitária que responda a necessidades específicas dos bairros onde se inserem.
Entre os projetos vencedores nos Açores estão a remodelação de um campo de futebol para se tornar num espaço multidesportivo e a aquisição de equipamento de ginásio para atletas carenciados em Ribeira Grande. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria também foi contemplada para adquirir um espumífero, essencial no combate a incêndios de líquidos combustíveis.
Ao longo das suas edições, o Programa Bairro Feliz já apoiou 1.950 causas, com um investimento total de cerca de 2 milhões de euros, e 15 projetos na Região Autónoma dos Açores. Nesta 4ª edição nacional, foram registadas 2.700 ideias nas áreas de Saúde, Bem-estar e Desporto, Apoio Social e Cidadania, Cultura e Património, Turismo e Lazer, Educação, Ambiente e Causa Animal.