Os Secretários Regionais Duarte Freitas e Paulo Estêvão entregaram hoje, na Horta, as propostas de Plano e Orçamento para 2025 ao Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia. Duarte Freitas destacou que os documentos surgem num “momento muito robusto da economia dos Açores,” assinalando um crescimento económico contínuo de 40 meses e um aumento do consumo privado durante 42 meses.

Freitas reconheceu a falta de mão de obra como um dos desafios regionais, sublinhando que o Governo continuará a manter medidas como a “Tarifa Açores” e o diferencial fiscal. Enfatizou ainda a importância das opções políticas da coligação, que incluem o fim dos rateios na agricultura.

Para 2025, as prioridades do Plano incluem a execução do PRR, do programa Açores 2030, e a recuperação do Hospital Divino Espírito Santo. Duarte Freitas salientou ainda que a economia açoriana está cada vez mais próxima dos níveis de PIB ‘per capita’ de Portugal e da União Europeia.

A entrega antecipada dos documentos à ALRAA, dois dias antes do prazo limite, oferece mais tempo de análise aos deputados das várias forças políticas.

 

PUB