O deputado açoriano André Franqueira Rodrigues reuniu-se esta tarde, em Estrasburgo, com Raffaele Fitto, o Vice-Presidente Executivo designado da Comissão Europeia para a Política de Coesão e Reformas, a pedido deste último. Este encontro surge após uma iniciativa liderada por Franqueira Rodrigues, que, juntamente com outros 42 eurodeputados, enviou uma carta à Presidente da Comissão Europeia, manifestando preocupações sobre a centralização de fundos comunitários no próximo orçamento pós-2027.
Durante a reunião, o deputado açoriano sublinhou a importância de manter a Política de Coesão no centro das prioridades da União Europeia, destacando a relevância desta para o desenvolvimento das regiões ultraperiféricas, como os Açores. Além disso, discutiu questões relacionadas com a Política Agrícola Comum, as Pescas, Oceanos, Transportes e Turismo, áreas que serão supervisionadas por Fitto, caso este seja confirmado no cargo.
Franqueira Rodrigues reforçou que “a Política de Coesão deve continuar a desempenhar um papel fundamental no futuro da UE”, referindo-se a relatórios e agendas estratégicas que defendem a sua importância. Também reiterou a necessidade de maior atenção às especificidades das Regiões Ultraperiféricas, pedindo um enfoque especial nas suas características distintas.
Sérgio Gonçalves, membro da Comissão de Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu, acompanhou Franqueira Rodrigues na reunião, reforçando a necessidade de políticas diferenciadas para os Açores e Madeira, especialmente no que toca aos transportes.
A audição de Raffaele Fitto está agendada para o dia 12 de novembro, momento considerado chave para esclarecer o rumo que pretende dar à Política de Coesão e às reformas no contexto europeu.