O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alargou hoje, até quarta-feira, o aviso amarelo já existente para o grupo Ocidental dos Açores relativo a precipitação contínua e por vezes forte.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) já estavam sob aviso amarelo até às 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de hoje, por causa da “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoada”.

O aviso é agora alargado até às 18:00 locais de quarta-feira.

O nível amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha também já alertaram para agitação marítima no arquipélago dos Açores entre hoje e sexta-feira, com ondulação que poderá atingir uma altura máxima de sete metros.

“A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores a partir de amanhã, terça-feira, 01 de outubro, e até à manhã de sexta-feira, 04 de outubro”, referiram aquelas entidades em comunicado.

Segundo a nota enviada à agência Lusa, a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oés-sudoeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de sete metros, com um período médio a variar entre os oito e os 10 segundos”.

São ainda esperados ventos provenientes do quadrante sudoeste, com uma intensidade média de até 55 quilómetros/hora (km/h) e rajadas até 100km/h.

PUB