O exercício da pesca na ilha de São Jorge ultrapassou as 100 toneladas em alguns meses de 2024, o que corresponde a mais do dobro da pesca descarregada em 2023, até agosto, revelou hoje o PSD/Açores.
Em comunicado, o deputado social-democrata Paulo Silveira indicou que houve um crescimento nesta área, com meses a ultrapassar as 100 toneladas de pescado, “o correspondente a mais do dobro da pesca descarregada em 2023, até ao mês de agosto”.
Paulo Silveira referiu ainda que, em agosto passado, “foram descarregadas 99 toneladas de pescado”.
“Quanto ao valor da pesca descarregada, até agosto deste ano, já ascende a mais de 1,4 milhões de euros, ou seja, mais 27%, quando comparado com o valor acumulado de 2023”, afirmou o social-democrata na sequência de uma reunião com a Associação de Pescadores da Ilha de São Jorge.
Segundo o parlamentar do PSD/Açores, o setor das pescas em São Jorge apresenta “uma conjuntura favorável, quer na quantidade de pesca descarregada, quer no respetivo valor no mercado”.
Para Paulo Silveira, “esta é prova da mais-valia que representa o investimento feito em São Jorge ao nível das estruturas e equipamentos portuários”, sendo “importantes as acessibilidades para a exportação do pescado”.
O deputado sublinhou ainda o investimento de cerca de 3,5 milhões de euros do Governo dos Açores, destinados a “compensar os operadores do setor das pescas e aquicultura por custos adicionais de produção”.