O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, participou, este sábado, nas comemorações dos 509 anos da passagem de jurisdição dos Fenais da Luz de Vila Franca para Ponta Delgada e deixou um forte apelo à “participação dos jovens na vida pública local, em benefício do desenvolvimento desta freguesia e de todo o Concelho”.

“Hoje em dia é difícil tirar as pessoas de casa, não é fácil conseguirmos envolver as pessoas na vida pública e são raros o momentos que servem para reconhecer publicamente aqueles que trabalharam para o bem de uma comunidade. Neste sentido, começo por agradecer a todos os que estão aqui presentes, e também à Junta de Freguesia e à Casa do Povo dos Fenais da Luz, pela organização desta cerimónia comemorativa, conjunta, dedicada à comunidade e às suas forças vivas”, realçou.

Para o Vice-Presidente do Município, “é um gosto poder comprovar que aqui na freguesia dos Fenais da Luz as entidades se sentam na mesma mesa em prol dos interesses da sua comunidade e que melhor maneira de verificar isto mesmo do que a homenagem a estas quatro senhoras, que personificam a relevância do papel da mulher em 50 anos de democracia”.

“Obrigado, pelo vosso trabalho na área de desenvolvimento social. Obrigado pela vossa dedicação ao bem estar da freguesia. Obrigado pelo vosso testemunho enquanto cidadãs ativas e pela vossa maneira de ser, que é um, verdadeiro, exemplo para a gerações futuras”, afirmou.

Pedro Furtado aproveitou ainda o facto de estar na freguesia que mais cresceu, a nível populacional, no Concelho de Ponta Delgada, para “apelar à participação pública dos jovens. Queremos que esta juventude apareça, saia de casa, aprenda com bons exemplos como estas munícipes que estão aqui a ser homenageadas, e assuma responsabilidades. Vamos ter esperança no crescimento das nossas freguesias, destas novas gerações e das suas instituições”.

Em tom de conclusão e por falar em crescimento, o Vice-Presidente do Município aproveitou para dar nota que da parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “continuaremos a apostar no futuro e a trabalhar para proporcionar melhores condições de vida para a população local, como temos vindo a fazer, por exemplo através do reforço da verba dos contratos interadministrativos às freguesias em mais de 50% e realizando investimentos como a construção de uma nova escola aqui nos Fenais da Luz com capacidade para acolher mais alunos e com melhores condições de acessibilidade e modernidade”.

Já o Presidente da Junta de Freguesia, Bruno Costa, fez um apanhado do percurso que tem vindo a ser percorrido por esta freguesia, “sabemos que o caminho não é fácil e que são inúmeros os desafios, mas estamos determinados em fazer dos Fenais da Luz, uma freguesia de futuro, onde todos se sintam integrados e valorizados”.

Bruno Costa aproveitou ainda para apelar ao interesse dos jovens na vida pública, lembrando que “mais do que uma missão, nós assumimos o compromisso de honrar todos os fenaienses, ouvir as vossas vozes e transformar as vossas ideias em projetos que façam diferença. Acreditamos que trabalhando em conjunto com toda a nossa comunidade podemos construir um futuro mais promissor para a nossa freguesia”.

Por sua vez o Presidente da Casa do Povo dos fenais da Luz, Rui Raposo, também reforçou a necessidade de “integração e colaboração de novas pessoas em instituições com a Casa de Povo” e destacou o valioso contributo das homenageadas para toda a comunidade.

Neste mesmo dia da freguesia dos Fenais da Luz, também foi assinalado o último momento das comemorações do 50.º aniversário da Casa de Povo desta freguesia, uma entidade cujo trabalho acabou por ser louvado publicamente na cerimónia comemorativa dos 509 anos da integração da freguesia dos Fenais da Luz no Concelho de Ponta Delgada.

Quanto às homenageadas desta cerimónia, foram distinguidas pela Junta de Freguesia, Maria da Paz Cabral, uma das grandes impulsionadoras da criação do Agrupamento 1138 do Corpo Nacional de Escutas do CNE nos Fenais da Luz e Liliana Raposo, por ser a primeira mulher a liderar uma Casa do Povo na freguesia, enquanto que a Casa de Povo homenageou Gilda Carreiro, que foi colaboradora do Instituto de Segurança Social dos Açores, durante 35 anos, ao serviço da freguesia dos Fenais da Luz e Manuela Furtado, que durante 31 anos trabalhou ao serviço da Casa do Povo dos Fenais da Luz.

PUB