A Povoação comemorou, a 3 de julho, 185 anos de elevação a Sede de Concelho e Vila. Na cerimónia solene, que decorreu nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara, Pedro Melo, felicitou os Povoacenses, residentes e os que além-fronteiras “perpetuam a nossa identidade”.

Neste Dia de Aniversário, o Presidente explicou que “cumprimos 185 anos de elevação a concelho, uma longevidade que não desejamos traduzir em tempo, antes em resiliência, em confiança e segurança, em cumprimento absoluto de todas as obrigações e compromissos e na certeza de um cada vez maior empenho, mesmo nos contextos mais adversos”. E neste sentido, o mesmo deu a conhecer a “vitória do executivo na resolução de um dos mais graves problemas que assolavam as contas da autarquia”. “Muito recentemente decorreu a assinatura da escritura que confere à Câmara Municipal da Povoação a propriedade exclusiva do Campo de Jogos das Furnas e das Piscinas da Povoação, no culminar de um processo que todos bem conhecemos. Tendo sido firmado acordo com o principal credor, a Caixa Geral de Depósitos, a autarquia povoacense sob o compromisso de efetuar faseadamente o pagamento do valor de 2 milhões e 772 mil euros, debelou o risco de no presente poder ter de assumir uma dívida que já ascendia a mais de 13 milhões de euros e que poderia ser muito mais no futuro, fazendo lembrar o famigerado processo com o Gabinete 118”.

Pedro Melo afirmou no seu discurso que “agora, mais do que em outros tempos, será mais apetecível querer ser Presidente da Câmara, e poder simplesmente colher os resultados de muitos anos do trabalho responsável e coerente que soubemos implementar, ultrapassando a ameaça de podermos cair na bancarrota, que rejeitamos em 2009”.

Pedro Melo relembrou igualmente que o executivo trabalha pelo futuro do concelho e pelos munícipes. “A verdade do que afirmo confirma-se no apoio que sempre garantimos aos mais fragilizados, num efetivo exercício de responsabilidade social e de comunhão de valores, apoiando, também a cultura, o desporto e muitos outros domínios que contribuem para a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Mas, sobretudo, a verdade do que afirmo lê-se na solidez das medidas implementadas neste âmbito, por exemplo com os regulamentos em vigor relativamente a situações de vulnerabilidade, apoio a habitação e apoio aos nossos estudantes, entre outras medidas que fazem deste um dos municípios que, à sua dimensão, mais investe na área social. Também estamos cientes de que as Associações são por inerência, promotores de atividades que permitem um contato privilegiado com a população. Por isso, deixo aqui uma palavra de apreço a todas a coletividades deste concelho, aproveitando para referenciar e felicitar de forma particular o Grupo de Folclore de São Pedro da Lomba do Cavaleiro que hoje celebra 30 anos de existência”.

Nesta cerimónia solene, que assinalou os 185 anos de vida do concelho da Povoação, o homenageado com o título de Cidadão Honorário foi José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, a quem o Presidente da Câmara agradeceu a honra da sua presença, “para mais sendo um filho desta terra reiterou a importância do diálogo e colaboração institucional”.

Pedro Melo mostrou disponibilidade da parte da autarquia para estabelecer as parcerias necessárias, com os variados setores governamentais, de acordo com a premência de algumas necessidades já identificadas. “Essa nossa colaboração traduz-se, não só em palavras, mas em medidas concretas, através de um apoio sempre pronto e presente à nossa Escola Básica e Secundária e à Escola Profissional, através de uma estreita colaboração com os dirigentes locais do nosso centro de saúde, através do trabalho de proximidade juntos dos nossos lavradores na manutenção e limpeza dos caminhos agrícolas em conjunto com as Juntas de Freguesia, na limpeza e manutenção dos trilhos, entre tantas outras áreas, em benefício do nosso concelho e dos nossos cidadãos que merecem a atenção necessária na urgência premente de alguns investimentos, mesmo que estas não sejam áreas da responsabilidade direta da autarquia”.

O Presidente da Câmara pediu ao Governo especial atenção para as acessibilidades do concelho, com especial atenção para a estrada Furnas/Povoação. “Um apelo às suas maiores diligências, nomeadamente, relativamente à questão das acessibilidades no concelho, uma condição que nos traz frequentemente dificuldades de vária ordem, quer seja pela questão da mobilidade e/ou segurança, com especial atenção à ESTRADA FURNAS POVOAÇÃO, que tanto nos preocupa”.

No que à Freguesia das Furnas concerne, o autarca relembrou que “pelas caraterísticas únicas que lhe reconhecemos, em termos turísticos, atingiu uma dimensão que vai para além do contexto local, constituindo-se como um símbolo da imagem da ilha de São Miguel, mas também da Região Açores. É neste sentido que vimos solicitar a melhor atenção às contingências associadas às particularidades desta freguesia no contexto regional, nomeadamente no que se refere a uma solução urgente para as dificuldades de circulação e estacionamento, que pela grandiosidade de investimento a que obriga, receio que possa ultrapassar as possibilidades de uma pequena autarquia como é a Povoação”.

Referindo-se ainda ao homenageado, Pedro Melo, explicou que a distinção “que levamos a cabo hoje ao Dr. José Manuel Bolieiro vai muito além do reconhecimento das funções como Presidente do Governo dos Açores. Hoje atribuímos o mais distinto título do Concelho, o título de Cidadão Honorário ao cidadão e conterrâneo José Manuel Bolieiro, pelo percurso de vida alcançado é certo, mas também pelo espaço que esta terra ocupa no seu coração”.

O Presidente da Câmara da Povoação finalizou o seu discurso reiterando o compromisso do executivo “continuar a trabalhar, de forma empenhada e responsável com todos e para todos, e trabalhar, de forma dedicada, para que, em cada dia, se dê sempre mais um passo, no caminho do crescimento e desenvolvimento do concelho. Podem estar certos que o nosso foco é o futuro, pois o passado fala por nós”.

PUB