No passado dia 10 de junho, a Freguesia de Arrifes celebrou o Dia da Freguesia, uma ocasião especial que reuniu a comunidade local para reconhecer e homenagear aqueles que mantêm vivas as tradições no âmbito do artesanato.
Durante a cerimónia, a Junta de Freguesia homenageou 10 artesãos locais, cuja criatividade, engenho e resiliência garantem a preservação de técnicas ancestrais que têm sido transmitidas ao longo de gerações, zelando assim pela herança cultural dos Arrifes.
Bento Silva, Dinora Martins, Helena Silva, Horácio Raposo, Luís Raposo Tavares, Magda Cabral, Maria Conceição Sousa, Nuno Medeiros, Susana Soares e Vasco Pacheco receberam da Junta de Freguesia a Homenagem Artes e Ofícios, uma distinção concedida em reconhecimento da importância inestimável do seu trabalho na preservação do legado histórico e cultural dos Arrifes.
“Não pode haver melhor forma de comemorar o Dia da nossa freguesia do que agradecendo àqueles que se dedicam e contribuem ativamente para o seu desenvolvimento e engrandecimento” afirmou a Presidente da Junta de Freguesia, Sandra Costa Dias, destacando a pertinência deste reconhecimento público.
Além de celebrar os artesãos, a Presidente da Junta de Freguesia de Arrifes aproveitou a ocasião para abordar alguns dos desafios que continuam a preocupar o poder local. “São muitos os desafios que enfrentamos. E, como qualquer sociedade moderna e alicerçada no crescimento, sentimos as dores desse mesmo crescimento. Problemas como a habitação, o ordenamento do território, a pobreza e as dependências são os nossos maiores desafios hoje,”, acrescentando que “cabe a quem governa trazer soluções àqueles que servimos.”
Sandra Costa Dias deixou ainda o alerta de que “enquanto não houver uma maior e melhor articulação entre os vários níveis de governo, as respostas a questões emergentes e urgentes tardarão em chegar”.
O Dia da Freguesia de Arrifes comemora-se desde 1994, sendo uma oportunidade para fortalecer os laços comunitários e valorizar o trabalho árduo e a dedicação dos cidadãos que contribuem para o desenvolvimento social e económico dos Arrifes, a par da sua identidade cultural.
À margem desta cerimónia, e no âmbito do Plano Anual de Atividades, foram assinados diversos protocolos de apoio entre a Junta de Freguesia, entidades locais e atletas individuais.