O Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) abriu concursos para a construção de 155 novas habitações, com o objetivo de reforçar a oferta nas ilhas de São Miguel, São Jorge e Terceira, informou hoje o executivo.

Segundo uma nota da Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, estão abertos os concursos para construção de 122 novas habitações e reabilitação de duas moradias nas ilhas de São Miguel, Terceira e São Jorge e para construção de infraestruturas para 33 novas habitações em Ponta Delgada e Vila Franca do Campo (municípios da ilha de São Miguel).

As novas construções vão “reforçar a oferta de habitação nas três ilhas” e está em causa um investimento superior a 22 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), de acordo com o executivo.

“Os procedimentos estão lançados e a nossa expectativa, tal como a dos açorianos, é que, de facto, estas obras possam avançar com a maior celeridade possível, respeitando, naturalmente, todos as fases. Neste caso, esta é a fase de os interessados em executar as diferentes intervenções formalizarem a sua candidatura”, refere a secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, citada na nota de imprensa.

A titular da pasta da habitação nos Açores garante que o executivo “está empenhado a 200% na execução do PRR para a habitação”.

No concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, foi lançado o concurso público para a empreitada de construção de 52 apartamentos no Empreendimento de Detráz-os-Mosteiros, com um preço base de 6,7 milhões de euros e um prazo de execução de 420 dias.

Para o mesmo município está aberto o concurso para a empreitada de construção de 12 habitações no Aldeamento de São Pedro, na freguesia da Maia, com um preço base de 2,5 milhões de euros e prazo de execução de 450 dias, e para a reabilitação total de duas moradias, com um preço base de 400 mil euros e um prazo de execução de 240 dias.

Já para o concelho de Nordeste, também em São Miguel, está a decorrer o concurso público para construção de 15 novas moradias no Loteamento da Achadinha, num investimento máximo de 2,5 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias.

Ainda na ilha de São Miguel, decorre outro concurso para a empreitada de construção de infraestruturas, no Loteamento da Galega, freguesia da Ribeira das Tainhas, Vila Franca do Campo, com um preço base de 585 mil euros e prazo de execução de 180 dias.

Também o concurso público para a infraestruturação do Loteamento das Candeias, na freguesia de Fenais da Luz, em Ponta Delgada, está a decorrer, com um preço contratual de 935 mil euros e prazo de execução de 240 dias.

Na ilha Terceira está aberto o concurso público para a empreitada de infraestruturas, construção de 39 habitações e demolições, referentes à 3.ª fase de reconversão urbanística e habitacional do Bairro de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Cruz, no concelho da Praia da Vitória.

“Este investimento, que será o culminar de um longo processo de reconversão e há muito aguardado pelas famílias residentes no Bairro de Nossa Senhora de Fátima, tem um preço base de 7,7 milhões de euros e um prazo de execução de 450 dias”, adianta o Governo Regional.

Por fim, para a ilha de São Jorge, foi lançado o concurso público para a construção de quatro moradias unifamiliares no Loteamento dos Casteletes, freguesia da Urzelina, com um investimento previsto de 810 mil euros e prazo de execução de 450 dias.

 

PUB