André Franqueira Rodrigues, candidato do PS Açores ao Parlamento Europeu, acompanhado pelo Presidente do PS Açores, Vasco Cordeiro, reuniu-se hoje com a Associação de Pescadores de Rabo de Peixe para discutir questões cruciais para o futuro das pescas na região.

No penúltimo dia de campanha, Rodrigues destacou a importância de uma mobilização, também da parte do Parlamento Europeu para defender quotas de pesca que sejam ajustadas às necessidades das frotas açorianas e dos pescadores. “Apesar de esta ser uma competência exclusiva dos Estados-membros e da Comissão, no Parlamento Europeu seremos um elemento mobilizador de vontades na defesa de quotas que considerem as especificidades das nossas frotas e pescadores,” afirmou.

Outro ponto abordado foi a necessidade urgente de apoiar a renovação das frotas nas Regiões Ultraperiféricas (RUP). “No próximo mandato, é fundamental procurar apoios para a renovação das nossas frotas, devido ao seu envelhecimento e às dificuldades em cumprir com os regulamentos europeus de segurança e higiene a bordo,” explicou.

Rodrigues ressaltou também a importância de garantir que os transportes apoiem a comercialização e rentabilização do pescado, especialmente em comunidades piscatórias pequenas e mais distantes. “O Mercado Único não se fez só para os cidadãos do centro da Europa. É vital que os transportes sejam facilitadores para estas comunidades,” destacou.

A sustentabilidade ambiental do mar dos Açores foi outro tema abordado. “A sustentabilidade tem de ser o justo equilíbrio entre as pretensões ambientais e a realidade das nossas comunidades piscatórias nos Açores. Nesse contexto, é cada vez mais importante que, na definição de metas e práticas ambientais, como as Áreas Marinhas Protegidas, os pescadores, armadores e as suas associações sejam verdadeiramente ouvidos, envolvidos e devidamente compensados,” defendeu o candidato socialista que ocupa o quinto lugar na lista nacional.

A defesa de um salário mínimo garantido para os pescadores, principalmente os de pequena escala, foi enfatizada como essencial para a sobrevivência das famílias e comunidades dependentes do setor. “Garantir um salário mínimo é vital para a atratividade e renovação geracional no setor”, disse, “esta é uma das linhas pelas quais o Partido Socialista se bate diariamente e é, naturalmente, algo com o qual me irei bater também no Parlamento Europeu”.

Por fim, Franqueira Rodrigues salientou a necessidade de aproveitar ao máximo os fundos comunitários para promover a transição energética e digital no setor das pescas, incrementar a formação dos pescadores e capacitar para uma pesca mais rentável, bem como potenciar a exportação e comercialização para aumentar os rendimentos.

As eleições europeias realizam-se no próximo dia 9 de junho, sendo que alguns países vão já a votos a partir do dia de hoje.

PUB