O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, salientou“o papel imprescindível” das Forças Armadas Portuguesas na defesa do território nacional, manutenção da paz e em operações de busca e salvamento.

“Que esta cerimónia vos marque e torne claro o papel imprescindível que as Forças Armadas representam para este nosso país, o mais antigo da Europa e um dos mais antigos do Mundo, muito por força da sua ação, tantas vezes invisível mas absolutamente necessária à proteção do Estado e dos seus cidadãos”, afirmou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral falava, esta quarta-feira, na última jornada do Dia da Defesa Nacional que teve lugar no Campo Militar de São Gonçalo, em Ponta Delgada, contando com a participação de 108 jovens.

Tendo destacado a importância dos três ramos das Forças Armadas – Exército, Marinha e Força Aérea – para “a demarcação e proteção das fronteiras nacionais”, o Presidente do Município procurou também consciencializar os jovens presentes para a preponderância que assumem em cenários de catástrofe e de emergência social.

Lembrou, a propósito, as ações determinantes em “crises sismo-vulcânicas, como a que aconteceu na ilha de São Jorge, em 2022”,  e mais recentemente a “resposta ao incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo, obrigando à evacuação e ao transporte aéreo de doentes”.

Por fim, Pedro Nascimento Cabral fez votos dos “maiores sucessos académicos e profissionais” aos jovens presentes na cerimónia e não evitou passar a mensagem de que o ingresso nas Forças Armadas, além de prestigiante, também é uma via para prosseguirem estudos e construírem carreiras sólidas.

Ao longo da tarde desta quarta-feira, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada participou numa reunião onde foi apresentado um relatório do Dia Nacional da Defesa de 2023 e visitou as instalações do quartel militar, ainda antes de ser tempo de discursar e da cerimónia do arrear da bandeira nacional.

Foi acompanhado pelo Comandante da Zona Marítima dos Açores, o Brigadeiro-General Costa Santos, e pelo Tenente Coronel Emanuel Umbelino.

O Dia da Defesa Nacional foi instituído em 2004 como dever militar e de cidadania, tendo como principais objetivos sensibilizar os jovens para a temática da Defesa Nacional e divulgar o papel das Forças Armadas.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional constitui um dever de todos os cidadãos, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completam 18 anos.

Em 2023, o Campo Militar de São Gonçalo, que é o Centro de Divulgação do Dia da Defesa Nacional na ilha de São Miguel, recebeu 1341 jovens.

PUB