O concurso traduz-se na escolha de propostas para a realização de uma obra, em calçada portuguesa, alusiva à Viola Terceirense e surge no âmbito das comemorações do “Dia da Viola da Terra” na ilha Terceira.
A obra será colocada, de forma permanente, no Centro Histórico da Cidade de Angra do Heroísmo. Desta forma, pretende-se homenagear aquele que é o instrumento musical mais identitário da ilha Terceira e dos Açores, assim como todos os tocadores e construtores que permitiram que a Viola Terceirense chegasse aos dias de hoje.
Pretende-se ainda promover a envolvência de diferentes formas de arte, estimulando e divulgando artistas e designers na criação de um projecto novo, aliado à tradição da calçada portuguesa.
O concurso conta com três fases distintas, ocorrendo a apresentação e início da divulgação do mesmo a 15 de Março. A entrega de propostas será feita no período entre 15 de Março a 31 de Maio (inclusive), ficando a avaliação das mesmas, pelo júri, para o mês de Junho. A divulgação dos resultados está prevista para o dia 1 de Julho. A execução da obra estará a cargo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, prevendo-se que a inauguração da mesma possa ocorrer em Outubro, no decorrer da semana dedicada à Viola, na ilha Terceira.
O Júri será constituído por sete elementos representando diferentes instituições, nomeadamente, a Sons do Terreiro – Associação Cultural, Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense, Associação de Juventude Viola da Terra e Miratecarts.
A equipa ou artista vencedor deste concurso receberá um prémio monetário no valor de 250€. Apenas será divulgado o nome do participante vencedor, podendo haver a possibilidade de entrega de Menções Honrosas, se o júri assim decidir.
As propostas (em equipa ou em nome individual) deverão ser entregues, por e-mail, à Sons do Terreiro – Associação Cultural (concurso.viola.na.cidade@gmail.com). O regulamento do concurso poderá ser consultado em
https://drive.google.com/file/d/1EFla6FdC_TsCNQzgcI-IMwWMs4q3CkOh/viewusp=sharing.
Esta iniciativa decorre em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, contando ainda com o apoio do Governo Regional dos Açores.