A Caixa Económica da Misericórdia de Angra do Heroísmo (CEMAH) apresentou, no passado dia 21 de março, em Assembleia Geral Ordinária, o Relatório e Contas de 2023, tendo o mesmo merecido aprovação do seu acionista único, a Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH).

A CEMAH apresenta um Resultado Líquido do Exercício de 6.657 milhares de Euros e um rácio de capital que se situou nos 15,31%, elevando-se, após a incorporação de resultados, para os 18,99%.

Após um período de 7 anos sem distribuição de dividendos, devido a um esforço significativo e absolutamente necessário de capitalização, está a CEMAH finalmente em condições de poder atribuir um dividendo ao seu acionista, que corresponderá a 15% do resultado líquido, ou seja, cerca de 999 milhares de euros.

Este era um dos objetivos por cumprir no âmbito do mandato dos atuais Órgãos Sociais, que muito se orgulham de o ter conseguido, sem comprometer minimamente a solidez e a robustez da Instituição e por ser justo para com a entidade titular que nunca regateou esforços para dotar a CEMAH do nível de capital considerado adequado.

É de ressalvar ainda os volumes das carteiras de depósitos de clientes e de crédito bruto concedido, que a 31 de dezembro de 2023 eram, respetivamente, de 442.128 milhares de Euros e de 273.853 milhares de Euros. Os seus fundos próprios atingiram o valor de 34.350 milhares de euros, tendo praticamente duplicado nos últimos 10 anos.

Os resultados apresentados em sede deste Relatório e Contas são, em larga medida, fruto das taxas de juro ocorridas neste período, mas são também o espelho da confiança que os seus clientes têm na Instituição e atestam o contributo da CEMAH no financiamento da economia regional, demonstrando a resiliência desta Instituição centenária, cuja atividade se desenvolve num cenário de enormes desafios e exigências.

A CEMAH mantém o objetivo traçado no ano transato, em linha com o seu Plano Estratégico: potenciar a rentabilidade da Instituição, com enfoque no desenvolvimento do negócio e da atividade comercial, sem descurar os interesses do seu acionista único, a SCMAH, e os dos seus clientes, cujas necessidades e satisfação são a sua principal premissa, bem como a cada vez mais premente preocupação com as práticas ambientais, sociais e de boa governança (ESG), procurando melhorar os impactos nas esferas ambientais e sociais desta Instituição, numa ótica de sustentabilidade.

PUB