Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual. Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!

A grávida naturalmente altera a sua composição corporal para que o novo ser consigo crescer no seu ventre. O aumento do peso na gravidez é multifatorial, ou seja, as alterações na composição corporal dependem de vários fatores como as alterações metabólicas e hormonais, alterações da microbiota, peso dos produtos de conceção e dos tecidos corporais maternos.

Na gravidez a “dieta” deve ser planeada e personalizada, e com uma estrutura alimentar de acordo com as necessidades especificas para a saúde da gravida e para o desenvolvimento saudável do bebé.

Podemos dizer que dieta é tudo o que se inclui na alimentação ou dieta é uma restrição alimentar especifica devido a uma determinada patologia. Quando se diz “…fazer dieta” o conceito está muito enraizado na restrição ou privação… devemos sim, falar em estratégias para melhorar a dieta através da alimentação saudável ou de mudanças dos hábitos alimentares.

As maiores preocupações da grávida é não aumentar demasiado peso na gravidez, contudo ainda há a ideia de que a grávida deve comer por dois e isso aumenta em demasiado os consumos alimentares. As gravidas devem comer em média mais 15% do valor calórico que consumiam antes de engravidar e esse aumento de consumos devem ser a partir do 2º trimestre porque é quando o bebe começa a crescer mais rapidamente e necessita de mais energia para o seu correto desenvolvimento intrauterino.

A nutrição deve estar baseada na alimentação saudável, completa, equilibrada e variada. Devem ser respeitados os princípios standard de uma alimentação funcional. A determinação do peso, em kg, que a gravida pode ganhar ao longo da gravidez deve ser baseado, num cálculo com o peso que a mulher tinha antes de engravidar.

Contudo, eu recomendo em consulta que o aumento do peso deverá ser, só e apenas, o somatório entre produtos de conceção, os tecidos corporais maternos e o peso do bebe. E isso resulta num valor que deve variar os 8 e 10kg, com consciência alimentar e dedicação ao momento mais importante da vida – a gravidez!

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!

PUB