O selecionador português Roberto Martínez divulga hoje os convocados para os particulares com Suécia e Eslovénia, numa lista que deverá ser alargada e com novidades, já que é a última antes dos escolhidos finais para o Euro2024 de futebol.

Os eleitos do técnico espanhol serão conhecidos numa conferência de imprensa agendada para as 12:30, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

A nível de ausências, Diogo Jota e Ricardo Horta são baixas certas devido a lesão, numa janela de março em que o selecionador nacional já assumiu que será para juntar os ‘habituais’ com alguns jogadores novos, mas também para começar a preparar a equipa para a fase final do Europeu, que vai decorrer em junho e julho na Alemanha.

Com um período algo maior para treinar (cerca de 10 dias), o selecionador nacional deverá dar nova oportunidade a Bruma, João Mário (FC Porto) e Diogo Leite, que chegaram a estar na escolhas e até a somar minutos na fase de qualificação (Bruma e João Mário foram utilizados).

Nuno Mendes, após longa paragem por lesão, deverá regressar, enquanto Nuno Santos e também Francisco Conceição poderão aparecer nas escolhas de Martínez. Em sentido inverso, Pedro Gonçalves deverá falhar novamente um regresso à equipa das ‘quinas’, face à lesão muscular contraída na quinta-feira, no jogo do Sporting com a Atalanta, para a Liga Europa.

Em grande forma no FC Porto, e várias vezes pré-convocado na seleção portuguesa, Galeno era uma das novidades esperadas pelo técnico espanhol, mas nos últimos dias o Brasil antecipou-se e chamou o extremo para a ‘canarinha’.

Mesmo assim, Martínez poderá publicamente chamar Galeno e deixar o jogador a ter que escolher entre representar o seu país de nascimento ou o país em que vive desde 2016.

A seleção nacional recebe a Suécia, que falhou o apuramento, em 21 de março, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, e cinco dias depois (26) vai a Liubliana jogar com os eslovenos, que vão estar no Euro2024.

A equipa das ‘quinas’ está integrada no Grupo F do Euro2024, em que vai defrontar Turquia, República Checa e o vencedor do caminho C dos play-offs (Geórgia, Luxemburgo, Grécia ou Cazaquistão), que será conhecido este mês.

O Campeonato da Europa de 2024 vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

PUB