Um homem ficou em prisão preventiva por estar fortemente indiciado da prática de “um número significativo” de furtos em estabelecimentos comerciais e veículos no centro da cidade de Ponta Delgada, nos Açores, revelou hoje a PSP.

Segundo uma nota da Polícia de Segurança Pública (PSP), o suspeito, de 28 anos, terá praticado os furtos na ilha de São Miguel durante os dois primeiros meses do ano, tendo já sido recolhidas provas que o associam a quatro crimes, cometidos “durante a madrugada e próximo da zona histórica”.

No caso dos estabelecimentos foram arrombadas as portas dos edifícios para de lá retirar objetos e dinheiro e no caso dos veículos foi utilizado o método vulgarmente conhecido como “ligação direta”.

“Tendo por base a monitorização efetuada pela PSP, relativamente ao recente aumento de crimes relacionados com assaltos a estabelecimentos comerciais e no interior de veículos, essencialmente localizados na freguesia de São Pedro, foram desenvolvidas diversas diligências investigatórias que permitiram a recolha de vários elementos de prova apontando para um suspeito já conhecido das autoridades pela prática do mesmo tipo de crimes”, lê-se no comunicado policial.

O arguido, que já tem um histórico de condenações, ficou em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, após ter sido presente a interrogatório judicial em Ponta Delgada.

O Comando Regional dos Açores sublinha a importância da intervenção articulada entre o Ministério Público e a PSP, porque permitiu “cessar cirurgicamente a atividade criminosa praticada por um arguido responsável por elevados prejuízos em estabelecimentos comerciais e viaturas”.

A polícia acredita que a detenção terá um elevado impacto no restabelecimento da segurança em Ponta Delgada.

PUB