Podemos considerar que todo o alimento saudável é aquele que vem da natureza, e estão disponíveis nos mercados.

Quando se fala em alimentação saudável, fala-se em legumes, vegetais, frutas, frutos secos, ovos, peixe, leguminosas, cogumelos, etc, etc. Assim é congruente dizer que esses alimentos que são obtidos na natureza podem ser consumidos pelo homem de acordo com uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada!

As frutas verdes são ricas em cálcio muito importante para a maturação dos folículos e vitaminas antioxidantes como a vitamina A, C e E, que protegem os tecidos e as células do organismo evitando, o envelhecimento precoce do ovário.

As frutas amarelas são ricas em betacaroteno (tipo de vitamina A), que favorecem as defesas do organismo e aumentam a ferritina importante para a fertilidade.

Os citrinos, tipicamente amarelos e cor-de-laranja, são grandes fornecedores de vitamina C, fundamentais para melhorar o aproveitamento do ferro dos outros alimentos, promover o crescimento celular do endométrio e dos folículos.

As frutas vermelhas são super antioxidantes, possuem polifenóis e têm um pigmento natural, chamado licopeno, que lhes confere a cor vermelha e têm particular importância na função anti-aging do ovário e estimulação da circulação sanguínea.

As frutas roxas são muito ricas em antioxidantes, são bons fornecedores de alguns minerais como o magnésio e o ferro. Contêm compostos químicos capazes de impedir a formação de coágulos sanguíneos, importante na menstruação da mulher. As frutas brancas são ricas em antioxidantes, potássio e cálcio que é importante na maturação dos óvulos, para o bom funcionamento do sistema nervoso e prevenção de infeções urinarias.

É de salientar que toda a fruta é saudável e é imperativo desmistificar que há frutas que engordam ou que há frutas proibidas. É importante entender que a fruta como qualquer alimento tem o seu valor calórico, contudo o benefício e o poder da fruta na fertilidade é excecional.

Eu recomendo todos os dias, para a fertilidade, o consumo de 10g de chocolate negro que sã0 60kcal. Comparativamente com a fruta temos que 100g de morangos são 30kcal. 100g de meloa são 23kcal. 100g de figos são 78kcal. 100g de cerejas são 30kcal. 100g de ameixas são 36kcal. Portanto cada fruta tem o seu contributo para a fertilidade

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias.

E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana