Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fertil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast, onde iremos abordar a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual.

Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!

A Espondilite anquilosante é uma doença inflamatória crónica que afeta principalmente as articulações da coluna, causando limitações na mobilidade. Aparece como uma patologia isolada, contudo pode estar associada a doenças como a psoríase ou a doenças inflamatórias intestinais ou á infertilidade.

Neste sentido a alimentação é fulcral! É importante perceber que existem alimentos com potencial inflamatório, que devem ser banidos do diário alimentar. Para mulheres que pretendem engravidar a nutrição dos óvulos é de extrema importância para fornecer nutrientes essenciais e proteger esses óvulos de produtos alimentares inflamatórios.

Os hidratos de carbono a preferir devem ser sem glúten como a batata-doce e a quinoa.

O índice glicémico dos alimentos deve ser baixo bem como as cargas glicémicas, pois é muito importante evitar a subida da insulina, que quando aumentada pode causar inflamação nas articulações.

As fibras são encontradas nos legumes (brócolos, beringela) e nas frutas antioxidantes (maçãs e frutos vermelhos). As proteínas de alto valor biológico existem nos peixes, ovos e leguminosas. As gorduras saudáveis são o azeite, os frutos secos, a pera abacate e os peixes gordos de mar.

Os iogurtes como o kefir de cabra ou ovelha são os recomendados, pois os probióticos melhoram a microbiota e evitam o processo de inflamação intestinal.

A atividade física é um dos pilares da manutenção e regressão das complicações desta patologia, por isso é recomendado a prática de exercícios que envolvam a extensão da região dorsal, bem como exercícios de mobilização dos ombros e ancas. Por isso a natação, a musculação adaptada e os Pilates são os exercícios mais adequados.

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde?

Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!