Fotos e Texto: José Araújo

Disputou-se pelas 15H30 de domingo o jogo entre o HC Ponta Delgada e o HC Vasco Gama no pavilhão Sidónio Serpa em Ponta Delgada a contar para a 16ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Zona Sul “B”.

O HC Ponta Delgada empatou o jogo com o HC Vasco Gama por 3 – 3 com um empate a 2 – 2 ao intervalo.

O começo deste jogo foi numa toada de equilíbrio por ambos os conjuntos, a rodar a bola e a fazer transições com boas seticadas. E foi ao minuto 17:03 que o Francisco Freitas abre o ativo do HC Ponta Delgada, com boa assistência de Pedro Paula. Foi mais uma assistência de Pedro Paula que veio do banco para fazer a diferença, pois no anterior jogo também foi ele que contribuiu para que a sua equipa inaugurasse o marcador.

Aos 8:42 de novo o HC Ponta Delgada aumenta o marcador para 2 – 0 por Pedro Soares numa boa transição da sua equipa. Como ele é capaz de tudo e numa carga mais dura sobre um adversário Pedro Soares foi advertido com cartão azul e suspensão temporária e livre direto. Deste livre direto o HC Vasco Gama falha a sua concretização por Vasco Reis, mas por boa defesa de Rui Santos aos 5:18.

E numa transição do HC Vasco Gama, David Reis reduz o marcador para 1 – 2 aos 3:36 e o empate a 2 – 2 por Vasco Reis aos 39 segundos finais da primeira, resultado com que termina a 1ª parte.

Na 2ª parte o treinador Nuno Martins “puxa as orelhas” aos seus atletas para melhorar o desempenho dentro de pista. O desempenhou melhorou e o HC Vasco Gama passa para a frente do marcador, 3 – 2 com golo da autoria de Henrique Pereira, com assistência de João Correia aos 16:23.

Mais uma vez os micaelenses entraram mal neste início da 2ª parte, sofrendo mais um golo. O HC PDL neste jogo só dependia de si e falha um livre direto resultante da amostragem de cartão azul a Mauro Catarino. Foi João Lopes a estar muito atento e bem colocado que defendeu esta bola parada executada por Pedro Soares.

Pedro Soares redimiu-se do livre direto, e na marcação de um penalti aos 10:51 empata a partida a 3 – 3. Com este empate o HC Ponta Delgada fica de novo em jogo e começamos a ver jogadas muito perigosas juntos às balizas, mas os guardas redes estiveram no seu melhor.

E foi aos 1:50 desta 2ª parte que o HC Vasco Gama teve a oportunidade de passar para a frente do marcador na transformação de um livre direto a punir a décima falta dos micaelenses. Henrique Pereira falhou esta transformação, mas por defesa de Rui Santos que ao longo do jogo mostrou sempre muita confiança aos seus colegas.

Os minutos finais foram de grande intensidade para ambas as equipas, tanto uma como outra se marcasse era um justo vencedor. Mas na verdade o resultado não se alterou e ambas as equipas empataram a 3 – 3, somaram um ponto na classificação geral.

Mais uma vez foi o Pedro Soares foi o homem golo, marcando dois dos três da sua equipa, destacando-se dos demais companheiros na eficácia.

E numa apreciação ao desempenho do HC Ponta Delgada continua a falhar nos inícios da segunda parte, pois tem de melhorar neste capítulo para levar de vencida os seus adversários.

 

Com esta vitória o HC Ponta Delgada soma 20 pontos em 14 jogos, resultante de 6V, 2E e 6D, com 60GM e 65GS.

Quanto à arbitragem de Sérgio Silva, deixou fluir o jogo, controlou os jogadores e o jogo, mas só com um árbitro não podia fazer melhor.

A 3ª divisão já não é aquela divisão com fraca qualidade como era apelidada há alguns anos. Muitas das equipas de primeira divisão apostam nesta divisão para dar mais “traquejo” aos jovens da sua formação. Com a redução dos custos inerentes a cada jogo pela F.P.P. não se perdia nada se fosse arbitrada por dois árbitros.

Aparece então outro problema, será que a Federação tem árbitros suficientes para arbitrar todos os jogos a cada jornada a nível Nacional?

Outra pergunta se impõe, será que foi feita uma renovação e formação de novos árbitros na arbitragem Nacional?

Ficha técnica do jogo:

HC Ponta Delgada:

Cinco Inicial: GR Rui Santos, Francisco Freitas (cap.), Pedro Soares, Nelson Calisto, Mário Jesus

GR Pedro Furtado, Miguel Pimentel, Pedro Paula, Fábio Larsen, Rodrigo Pimentel

Treinadores: Herberto Resendes e Sandro Melo

Golos: Pedro Soares (2), Francisco Freitas (1)

Disciplina: Pedro Soares punido com cartão azul

HC Vasco Gama:

Cinco Inicial: GR João Lopes, Alexandre Rosa, Henrique Pereira, João Correia, Filipe Duarte (cap.)

GR Pedro Pereira, Mauro Catarino, Vasco Reis, David Reis

Treinador: Nuno Martins

Golos: Henrique Pereira (1), Vasco Reis (1), David Reis (1)

Disciplina: Mauro Catarino punido com cartão azul.

Arbitragem de Sérgio Silva, árbitro de Categoria B

Fotos e Texto de José