Olá, o meu nome é Noélia Arruda, & “A Saúde Fértil da Mulher” é uma rubrica que é emitida na Açores 9 rádio e que depois é disponibilizada em Podcast.

Iremos abordar hoje a essência da Mulher ao longo da vida, nas várias fases do ciclo de vida feminino, desde a vida intrauterina até à pós-menopausa, sempre com um olhar de proteção e promoção da sua saúde na vertente física, mental, emocional e espiritual.

Gostaria de convidar todas as mulheres para que abram a sua mente e o seu coração para a transformação, porque é realmente possível mudar a sua vida!

A Nutrição Funcional é baseada nos princípios da Alimentação Saudável, Dieta mediterrânica e uma Alimentação Anti-aging.

Contudo, existem outras linhas de alimentação muito interessantes e coadjuvantes, que utilizo nas minhas consultas como sendo a Alimentação vegetariana OU a macrobiótica OU a Ayurveda que se têm mostrado muito eficazes na saúde da mulher.

O segredo para melhorar a saúde hormonal e metabólica feminina, nomeadamente a fertilidade dos óvulos, passa por Inibir o stress oxidativo através do consumo de alimentos ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e aumentam a eficiência na multiplicação celular e o seu rejuvenescimento.

E como podemos fazer isso? Fazendo escolhas alimentares que satisfaçam as necessidades nutricionais de acordo com as necessidades hormonais: consumir selénio-zinco através das castanhas do Pará e outros frutos secos, muitas vezes suplementar com Vitamina D, usar o iodo através da alga kelp, consumir probióticos, aumentar o consumo de ómega-3 através do azeite e peixes pequenos do mar; aumentar as vitaminas e minerais através de legumes e vegetais; implementar uma maior frequência no consumo de leguminosas (feijão, grão, lentilhas); utilizar tubérculos como a batata-doce, a mandioca e o inhame; preferir frutas frescas e da época como a pera abacate; utilizar as especiarias como a canela ou a curcuma; e dar importância aos alimentos fermentados, germinados e vários tipos de cogumelos.

O plano alimentar é a cereja em cima do bolo, mas é necessário integrar uma serie de conceitos e equilibrar todo o organismo de acordo com a informação das analises clinicas porque cada mulher é diferente, tem necessidades diferentes e são diferentes o direcionamento para as suas características especificas!

Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor! Até para a semana!