O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rodrigues, congratulou a Junta de Freguesia de São Pedro pela realização de mais um investimento, no montante de 53 mil euros, no âmbito de uma candidatura à ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, aprovada por fundos comunitários.

Na sessão de inauguração das obras de requalificação do Jardim Dr. António Silva Cabral, que se realizou este domingo, dia 14 de janeiro, o autarca destacou a atitude visionária do homem, que deu nome ao jardim, tendo sido o impulsionador da eletrificação de Vila Franca, primeiro concelho dos Açores a usufruir da iluminação pública (março de 1900).

Para este feito, relembrou Ricardo Rodrigues, o Eng.º José Cordeiro foi também determinante, ao aproveitar os recursos renováveis, como a água, para a produção de energia elétrica, estendendo-a, mais tarde, a outros concelhos da ilha.

No seu discurso, Ricardo Rodrigues destacou a história de Vila Franca do Campo para afirmar que há um legado para o qual é preciso continuar a trabalhar, tendo em vista a qualidade de vida dos vilafranquenses. “Temos o dever de dar continuidade e melhorar, sempre, aquelas que são as condições da nossa vida comum”, disse.

O Presidente da Câmara valorizou a intervenção feita num dos espaços verdes mais nobres do concelho, esperando que a população faça o mesmo, dirigindo, igualmente, agradecimentos a quem contribui para a concretização do projeto, em especial a Flávio Pacheco.

“Entusiasmo e emoção” foram termos que o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Flávio Pacheco, utilizou para qualificar a realização de mais um marco importante para a freguesia.

Na sua intervenção, recordou um pouco da vida e história de António Silva Cabral e falou das três intervenções nele operadas: regularização do piso e eliminação de algumas barreiras arquitetónicas, criação de balneários públicos mistos e a construção de novas zonas de lazer, com a instalação de uma pérgula e colocação de relva sintética no campo de croquet, permitindo potenciar ainda mais a prática desta modalidade tradicional.

Ainda recentemente, a Junta de Freguesia de São Pedro, inaugurou o primeiro campo de padel do concelho, modalidade que está em franco crescimento no país.

Flávio Pacheco, aproveitou a ocasião para avançar que a junta de freguesia já está a trabalhar na fase seguinte, ou seja, dotar o espaço com novos bancos, mesas e papeleiras, entre outros projetos para usufruto dos vilafranquenses.

A cerimónia de inauguração das obras de requalificação contou com uma demonstração do jogo de croquet, terminando com a exibição da Tuna Académica da Universidade dos Açores.