Foto e Texto: José Araújo

Jogou-se no passado fim-de-semana no pavilhão Sidónio Serpa o jogo da 18ª jornada do Campeonato Nacional da 3ª divisão Zona Sul B, entre o HC Ponta Delgada e o GD Fabril. Venceu os micaelenses por 7 – 5, pois já venciam ao intervalo por 5 – 2.

Vitória sem sombras de dúvidas para o HC Ponta Delgada, que entrou bem no jogo a jogar muito rápido e a pressionar muito o seu adversário em toda a pista.

Sandro Melo e Herberto Rezendes, não tiveram dúvidas para este jogo, pois estudaram bem o adversário pois tinham sido derrotados no Continente por 7 – 4 em 7 de outubro de 2023.

Passamos assim ao jogo, e a aposta foi de pressionar muito com uma postura muito ofensiva e marcar cedo. Este pensar sobre o jogo, teve os seus frutos pois os micaelenses marcaram o seu primeiro golo aos 21:56 por intermédio de Pedro Soares num bom remate à baliza adversária.

Aos 18:51 e numa assistência de Mário Jesus, Pedro Soares fez o 2 – 0 numa boa transição. O primeiro cartão azul não tardou e Fernando Lopes mostrou-o ao Tiago Rosa do Fabril e livre direto para o HC PDL falhado por Pedro Soares, mas defendido por Miguel Parreira.

O 3 – 0 não demorou muito para o HC PDL e Pedro Soares fez o “Tri”, com assistência mais uma vez de Mário Jesus. O Fabril não baixou os braços e Christian Zelaya reduz para 1 – 3 aos 14:29.

Nas bolas paradas o Fabril era eficiente e o Guarda-redes Miguel Parreira defendia um penalti rematado perlo Nelson Calisto dos micaelenses. Mas quem não marca assiste e numa jogada colocou a bola em Pedro Soares que elevou o marcador para 4 – 1 aos 10:27.

E numa transição do Fabril Christian Zelaya reduz o marcador para 2 – 4 aos 03:39. Fruto de muito pressionar os seus adversários Miguel Pimentel faz o 5 – 2 com boa assistência de Fábio Larsen, resultado com que terminou a 1ª parte.

E foi logo no primeiro minuto da segunda parte que o HC Ponta Delgada elevou o marcador para 6 – 2 mais uma vez da autoria de Pedro Soares. Com um resultado sempre a variar, foi o Fabril que reduziu para 3 – 6 da autoria de Luís Matos com assistência de Tiago Rosa. Assim o Fabril veio para esta 2ª parte com objetivo de chegar à igualdade e aos 21:12 reduz para 4 – 6 com golo de Reginaldo Migalhas e mais uma vez com assistência de Tiago Rosa.

Nesta 2ª parte ambas as equipas estiveram bem taticamente, jogando muito em transições e com remates à distância, fáceis de defender (para aquecer as luvas) por ambos os guarda-redes. Faltava ainda cerca de vinte minutos e já o Fabril atingia a décima parte que teve de ser assinalada com um livre direto que Fábio Larsen falha, mas com boa intervenção de Miguel Parreira. Quem não marca de livre direto marca em transição e Fábio Larsen fez o 7 – 4 para o HC PDL, com assistência de Mário Jesus.

Ao minuto 18:03 o árbitro Fernando Lopes, exibe o cartão azul a Alexandre Amaro do Fabril, resultando num livre direto para HC PDL que Pedro Soares falha e mais uma vez defendida por Miguel Parreira.

E numa falta de Nelson Calisto o HC PDL atingiu a décima e o árbitro ordenou o respetivo livre direto que Tiago Rosa concretiza o 7 – 5 aos 13:31 para o Fabril. O jogo estava muito equilibrado com uma ascensão do Fabril que nesta segunda parte melhorou a sua forma de jogar, mas muito faltoso e com o árbitro atento ao desenrolar das jogadas. E numa jogada em que o jogador do Fabril impediu uma jogada prometedora e árbitro assinala falta, cartão azul para Luís Matos e livre direto que Pedro Soares falha aos 10:36 e defendida pelo Miguel Parreira.

O HC Ponta Delgada atinge a 10ª falta da equipa e livre direto que Tiago Rosa falha aos 05:00. Nos cinco minutos finais o HC PDL rodou a bola, tirando o pé do acelerador pois o resultado já lhe era favorável.

Tivemos na baliza do GD Fabril Miguel Parreira que defendeu muito ajudando a sua equipa. Por outro lado, tivemos no HC PDL Pedro Soares com pontaria afinada e autor de cinco golos da sua equipa.

Quanto à arbitragem de Fernando Lopes, cometeu alguns para ambos os lados, tendo pecado por excesso na amostragem do cartão azul a Pedro Paula do HC PDL nos minutos finais da 1ª parte.

HC Ponta Delgada

Cinco Inicial: Guarda-redes Rui Santos, Pedro Soares, Francisco Freitas, Nelson Calisto e Mário Jesus.

Guarda-redes José Dias, Miguel Pimentel, Fábio Larsen, Tiago Pimentel e Pedro Paula.

Treinadores: Sandro Melo e Herberto Rezendes

Marcadores: Pedro Soares (5), Miguel Pimentel (1) e Fábio Larsen (1).

Disciplina: Nelson Calisto (azul), Pedro Paula (azul).

G.D. Fabril

Cinco Inicial: GR Miguel Parreira, Fábio Nunes, Reginaldo Migalhas, Christian Zelaya, Tiago Rosa.

Guarda-redes João Caldeira, Alexandre Amaro, Pedro Castro, Paulo Andrade, Luís Matos.

Marcadores: Reginaldo Migalhas (1), Luís Matos (1), Christian Zelaya (2) e Tiago Rosa (1).

Disciplina: Alexandre Amaro (azul), Luís Matos (azul) e Tiago Rosa (advertência + azul).

Arbitragem de Fernando Lopes, Árbitro de Categoria B