Os Açores registaram cerca de 167 mil dormidas em alojamentos turísticos no mês de novembro, mais 6,2% do que no período homólogo, segundo estimativas do Serviço Regional de Estatística (SREA) divulgadas hoje.

“O Indicador de Turismo prevê que terão sido registadas no mês de novembro, em toda a região, cerca de 167,5 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural)”, lê-se numa publicação do SREA, divulgada na sua página na Internet.

Segundo o Serviço Regional de Estatística, “o valor desta estimativa das dormidas é superior em 6,2% quando comparado com o valor definitivo do mês homólogo (157,8 mil)”.

A publicação destaca ainda o número de passageiros desembarcados nos aeroportos dos Açores, em novembro, provenientes de voos com origem no continente português e na Madeira e de voos internacionais.

De acordo com dados revelados anteriormente pelo SREA, os Açores registaram, em novembro, um novo recorde de passageiros desembarcados em aeroportos nesse mês, com 117.517 desembarques, mais 4,5% do que no período homólogo.

Com 9.828 desembarques, os passageiros provenientes do estrangeiro registaram uma subida homóloga de 38,5%, enquanto os passageiros do território nacional (excluindo viagens interilhas) baixaram 1,9% para um total de 54.151 desembarques.

O IT realça também os levantamentos e compras em caixas automáticas (CA) e terminais de pagamento automático (TPA) feitos por nacionais (189.895 mil euros) e estrangeiros (11.593 mil euros), realizados em novembro nos Açores.

As compras realizadas em TPA atingiram 144,7 milhões de euros (mais 6,8% do que no período homólogo), dos quais 134,5 milhões com cartões de bancos nacionais (mais 5,7%) e 10,2 milhões com cartões de bancos internacionais (mais 22,9%).

Já os levantamentos em CA atingiram 47,8 milhões de euros (menos 2,2%), dos quais 46,4 milhões nacionais (menos 1,9%) e 1,4 milhões internacionais (menos 10,6%).

Segundo o SREA, o Indicador de Turismo (IT) “tem por objetivo estimar a evolução geral da atividade económica no setor do turismo na Região Autónoma dos Açores”.

“O IT-Açores resulta da adição das estimativas das dormidas registadas nos três tipos de alojamento turístico e é divulgado cerca de três semanas antes da publicação do destaque da Atividade Turística”, lê-se na publicação.

A estimativa das dormidas no conjunto da hotelaria, no turismo rural e no alojamento local “recorre aos valores registados no Inquérito à Permanência de Hóspedes na Hotelaria e outros alojamentos” e à “extrapolação de tendências de acordo com a taxa de resposta expectável em cada caso”.

 

PUB