O Sporting, de Rúben Amorim, vai numa série negativa de 10 jogos sem triunfos em duelos com Benfica e FC Porto para todas as competições futebolísticas, sendo preciso recuar quase dois anos para encontrar a derradeira vitória.

Em 29 de janeiro de 2022, os ‘leões’ derrotaram os ‘encarnados’ por 2-1 na final da Taça da Liga, em Leiria, numa reviravolta ‘assinada’ por Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia, mas, depois disso, acumularam sete derrotas e três empates com os rivais.

Neste período, o Sporting encontrou o FC Porto em seis ocasiões e só não acabou derrotado uma vez, e, face ao Benfica, somou duas igualdades e outros tantos desaires, apesar de ter chegado duas vezes aos descontos em situação de vantagem.

A série sem vitórias dos ‘leões’ começou com um empate (2-2) no Dragão, que, à 21.ª jornada da I Liga 2021/22, manteve os ‘verdes e brancos’ a seis pontos do líder FC Porto, que viria a sagrar-se campeão, sucedendo precisamente ao conjunto de Rúben Amorim.

Os ‘leões’ ainda chegaram a liderar por 2-0, com tentos de Paulinho (oito minutos) e Nuno Santos (34), mas Fábio Vieira (38) reduziu, Coates foi expulso por acumulação de amarelos (49) e, contra 10, Taremi (78) restabeleceu a igualdade.

Ainda em 2021/22, o Sporting caiu face ao FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, com dois desaires, por 2-1 em casa, novamente depois de chegar à vantagem, e por 1-0 fora. Pelo meio, perdeu em casa por 2-0 com o Benfica para a I Liga.

Na época passada, a formação ‘leonina’ deslocou-se ao Dragão logo à terceira jornada e sofreu uma derrota ainda mais pesada, por 3-0: Evanilson marcou o primeiro (42) e, após Pedro Porro ser expulso (75), Uribe (78) e Galeno (86) ‘faturaram’ de penálti.

Ainda na primeira volta, o Sporting jogou na Luz e empatou a dois, num jogo em que não segurou duas vantagens, construídas com um autogolo de Bah (27 minutos) e um penálti de Pedro Gonçalves (53). Gonçalo Ramos ‘bisou’ (37 e 64) para as ‘águias’.

No início de 2023, a formação ‘leonina’ voltou a chegar à final da Taça da Liga, a terceira consecutiva, mas falhou o ‘tri’, ao cair face ao FC Porto por 2-0, materializado com golos de Stephen Eustáquio (10 minutos) e Marcano (86), e, para não variar, com mais uma expulsão ‘verde e branca’, desta vez de Paulinho (72).

Em Alvalade, na 20.ª jornada da I Liga, o Sporting sofreu a terceira derrota da época com o FC Porto, que se impôs por 2-1, com golos de Uribe (60 minutos) e Pepê (90+4), contra um de Chermiti, já a acabar, aos 90+7.

A fechar a época passada e a abrir a atual, os ‘leões’ estiveram duas vezes muito perto de acabar com a malapata, já que, em plenos descontos, venciam o Benfica por 2-1, em Alvalade, e por 1-0, na Luz, mas não ganharam nenhum dos dérbis.

Num jogo em que um triunfo dava o título ao Benfica, o Sporting chegou ao 2-0 ainda na primeira parte, com golos de Trincão (39 minutos) e Diomandé (44), mas, na segunda, Aursnes (71) reduziu e, com o final à vista, João Neves (90+4) empatou o jogo.

Os ‘encarnados’ falharam, com este resultado, a conquista antecipada do ‘38’, que acabariam por selar na última ronda, com um triunfo por 3-0 sobre o lanterna-vermelha Santa Clara.

Já na presente temporada, o Sporting voltou a adiantar-se, agora na Luz, com um ‘golaço’ do sueco Gyökeres, que tem sido a grande figura da equipa em 2023/24, mas, nos descontos, o Benfica marcou a dobrar, novamente por João Neves e ainda por Tengstedt.

Desta forma, os ‘leões’ passaram a acumular 10 jogos sem triunfos face aos eternos rivais, tendo na segunda-feira nova oportunidade, quando receberem o FC Porto, no embate que encerra a 14.ª jornada da I Liga, a partir das 20:15.

 

PUB