O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, defendeu, esta terça-feira, que “o Pão por Deus é algo que está entranhado na nossa identidade. Todos nós temos recordações desta tradição, que fica gravada na nossa história, e é nossa missão transmiti-la às gerações futuras”.

A afirmação foi feita no habitual Convívio do Pão por Deus, que juntou duas centenas de idosos das quatro freguesias citadinas do Concelho de Ponta Delgada: Santa Clara, São José, São Pedro e São Sebastião.

Na ocasião o responsável autárquico enalteceu “esta iniciativa que ajuda a preservar esta tradição ao mesmo tempo que proporciona aos nossos seniores um convívio ativo e feliz, com boa disposição, partilha e confraternização”.

O Presidente da Câmara Municipal aproveitou ainda para afirmar que “os seniores são as testemunhas do Pão por Deus e agentes ativos que mantêm vivos os valores desta tradição”.

Ainda neste convívio, Pedro Nascimento Cabral partilhou uma quadra, que lhe foi ensinada pelos seus avós e era declamada quando alguém se esquecia ou não dava nada pelo Pão por Deus: “ Pão por Deus seja tudo por amor de Deus, tranca aqui tranca acolá, tranca no nariz de quem não dá”.

Após o Presidente do Município despertar sorrisos em todos os presentes, este convívio continuou pela tarde dentro, com a distribuição de um bolo e a disponibilização de “kits do Pão Por Deus”, compostos por sortidos preparados pela Aurora Social e que serão motivo para despertar a curiosidade e partilhar histórias de outros tempos, em casa, com os membros mais novos da família.

Neste convívio, que resulta de uma cooperação as juntas de Santa Clara, São José, São Pedro e São Sebastião, os seniores também tiveram a oportunidade de ver alguns registos fotográficos do Pão por Deus que se realizou nos anos anteriores, acompanhados pela atuação de Manuel Moniz, que fez todos cantar numa só voz êxitos de outros tempos.

PUB