A Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA) organiza em São Miguel, na quinta e na sexta-feira, um ‘workshop’ em torno do peixe, em especial as espécies comercialmente menos utilizadas, como a cavala, sarda, anchova ou bagre.
A iniciativa, em parceria com a Escola de Formação Turística dos Açores (EFTA), ocorre no âmbito do Projeto SABOREA, cofinanciado pelo Programa INTERREG MAC 2014-2020 – Madeira Açores Canárias que envolve diversos parceiros dos arquipélagos portugueses, Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia, tendo como chefe-de-fila o Cabildo Insular de Lanzarote.
Este será o segundo de um ciclo de ‘workshops’ projetados pela AVEA, através dos quais se pretende promover a troca de experiências entre a economia local, estudantes e formadores convidados, para aprofundar a abordagem dos intervenientes locais ao produto peixe, segundo é referido numa nota de imprensa.
“Tendo primeiro promovido o produto vinho, agora olhamos para o peixe e, especialmente, para a sustentabilidade dos ‘stocks’ de pescado e a gestão deste recurso. A aposta é também olhar para espécies menos utilizadas, como a cavala, entre outros, de forma alinhada também com as linhas mestras do Ministério do Mar a este respeito, que promove cada vez mais a diversificação”, refere Eládio Braga, diretor da Associação, citado na nota.