Sou Noélia Arruda, nutricionista e hoje vamos falar sobre duas questões pertinentes sobre fertilidade e gravidez. No passado sábado, dia 30 de setembro, estive presente na livraria Letras Lavadas em Ponta Delgada para uma sessão de esclarecimento e partilha sobre o meu livro “Manual para a Fertilidade, Gravidez e Amamentação”.
Foi uma sessão destinada a profissionais de saúde e publico em geral. Fiz uma breve apresentação sobre o meu percurso profissional até chegar ao momento de escrever o meu livro com este tema tão específico, depois abordei cada um dos capítulos e apresentei um pouco a minha experiência no meu dia-a-dia. No final da sessão abrir espaço para questões, que foram muito bem aproveitada pela audiência e que gostaria de partilhar hoje aqui duas destas intervenções.
Uma das questões que me colocaram, sobre o meu dia-a-dia em consultas com os casais, e salientando que cada casal tem um problema único… “Qual o desafio maior que eu encontro nos casais.
É no homem ou na mulher?” Na minha resposta referi claramente que estou com uma percentagem de 50-50, ou seja, apesar de termos a endometriose, a Síndrome do Ovário Poliquistico e o envelhecimento ovariano, menopausa precoce e até mesmo a desregulação do ciclo menstrual, que são patologias em que o desafio é maior para se conseguir uma gravidez de sucesso… tem sido muito frequente a má qualidade dos espermatozoides – seja pela forma ou movimento dos espermatozoides, causas genéticas que comprometem a formação de espermatozoides de qualidade e mesmo uma anatomia que compromete a quantidade e qualidade dos espermatozoides.
É por isso que para mim é fundamental fazer uma abordagem integrativa do casal! Uma outra questão muito interessante colocada foi sobre “se existe algum papel específico para o companheiro durante a gravidez”?
E realmente existe sim, a cumplicidade e comunicação do casal que deve ser mantida. Muitas vezes a mulher por não entender bem as alterações que vão acontecendo ao longo da gravidez, nem consegue explicar ao companheiro as suas emoções e sentimentos, bem como a adaptação fisiológica e corporal, e isso vai criando um afastamento do casal…. para a mulher que se sente cada vez mais sozinha por não ter quem a compreenda e o homem por se sentir à parte de todo o processo e muitas vezes incapaz de dar respostas…
Por tudo isso e muito mais, que para mim foi muito importante que no meu livro houvesse um capítulo escrito por uma psicóloga que ajuda os casais a melhorarem a sua comunicação clara e eficaz em vez de andarem em suposições, para ambos de mãos dadas possam desfrutar de uma gravidez mais feliz!
Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!

 

PUB