O antigo presidente da Câmara Municipal de Velas Manuel Soares da Silveira, morreu na quarta-feira aos 67 anos, revelou hoje este município da ilha de São Jorge, nos Açores, que decretou dois dias de luto municipal.

Fonte da autarquia de Velas disse à agência Lusa que o antigo presidente do município faleceu vítima de doença prolongada.

Numa nota de pesar publicada na rede social Facebook, a autarquia presidida por Luís Silveira (CDS-PP) adianta que foram decretados dois dias de luto municipal, cumpridos na quinta-feira e hoje, com colocação da bandeira do município a meia haste.

O autarca Luís Silveira expressa, em seu nome pessoal, em nome da Câmara Municipal de Velas, dos seus vereadores e colaboradores, “o seu profundo pesar” pelo falecimento de Manuel Soares da Silveira, “bem como a mais sentida solidariedade para com os seus familiares e amigos”.

Manuel Soares da Silveira foi presidente da autarquia de Velas entre 2009 e 2013, eleito pelo PS.

O presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro, reagiu à morte do antigo autarca referindo que “a ilha de São Jorge e os Açores perderam um homem bom”.

Em comunicado, o líder socialista açoriano manifestou “sentido pesar pelo falecimento de Manuel Soares da Silveira, militante socialista, antigo deputado regional e antigo presidente da Câmara Municipal de Velas de São Jorge, pelo Partido Socialista”.

“Nesta hora de luto quero, em meu nome pessoal, e em nome do PS/Açores, endereçar à família e aos amigos de Manuel Silveira, sentidas condolências pelo seu desaparecimento”.

Segundo Vasco Cordeiro, “a ilha de São Jorge perde um jorgense de alma e coração mas, também, um dos mais incansáveis lutadores pelo seu desenvolvimento”.

“A sua bonomia, o seu trato afável e delicado conjugava-se com uma entrega ao serviço à sua comunidade e de ajuda aos seus concidadãos, muitas vezes sob a capa do anonimato”, afirmou.

Nascido em 1956, na freguesia de Santo Amaro, no concelho de Velas, na ilha de São Jorge, Manuel Soares da Silveira era empresário agrícola e gerente de uma empresa do ramo agroindustrial.

Foi ainda sócio fundador, vice-presidente e presidente da Associação de Jovens Agricultores de São Jorge, tendo também presidido à Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Velas.

PUB