A Câmara Municipal de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos Açores, informou hoje que está a acompanhar o processo de candidatura do Forte de São Brás a Monumento de Interesse Nacional.
Segundo a autarquia, o vereador da cultura, Sérgio Rezendes, reuniu com a Direção Regional da Cultura e com o diretor do Museu Militar dos Açores, Manuel Marcha, “para realizar um ponto de situação sobre o processo que está a ser conduzido pelo Comando da Zona Militar dos Açores, de momento em trâmites internos ao Exército Português”.
No encontro, o autarca Sérgio Rezendes reiterou que a Câmara Municipal de Ponta Delgada apoia a candidatura, considerando que tem “todas as condições para seguir”.
“O Forte de São Brás é considerado o forte mais importante do século XVI e a mais poderosa fortificação da ilha de São Miguel, erguendo-se em posição dominante sobre a cidade de Ponta Delgada, defendendo o seu primitivo porto e ancoradouro assim como a sua praça comercial, o Campo de São Francisco”, lembrou a autarquia de Ponta Delgada, em comunicado.