A Save The Waves Coalition (STW) escolheu a data da comemoração do Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) para comemorar o seu 20º aniversário com a realização de uma cimeira com todas as organizações parceiras, incluindo o Projeto Save Azores Waves (SAW) desenvolvido pela Associação de Surf da Terceira.

É umaorganização não-governamental responsável pelas Reservas Mundiais de Surf e das Redes Mundiais de Áreas Protegidas de Surf e os seus Ecossistemas.

No nosso Pais a Reserva Mundial de Surf da Ericeira é uma bandeira conhecida de todos nós, sendo que mais recentemente onda da Nazaré colocou Portugalem destaque no mapa do surf das ondas grandes.

O Projeto Save Azores Waves (SAW) foi criado em junho de 2020, quando a luta pela conservação de um ativo extremamente importante para os Açores, a onda do Terreiro de São Mateus – ilha Terceura perdeu-se devido à obra, mal avaliada e executada, com o objetivo de uma suposta proteção costeira. Nessa altura a Associação de Surf da Terceira percebeu que era necessária uma voz única nos Açores, na defesa de todas as nossas ondas.

No ano de 2021 foi estabelecida a parceria com a STW que tem sido fundamental no desenvolvimento de workshops sobre a literacia dos oceanos, dirigidos a toda a população, assim como realizados estudos económicos e científicos sobre o contributo do surf no domínio da conservação e do desenvolvimento socioeconómico das comunidades que dependem do mar.

Graças à STW os Açores estão incluídos na Surf Protected Area Networks (i.e. Rede de Áreas Protegidas de Surf), por isso a Cimeira da Coligação da STW foi a consolidação de um projeto de extrema importância para os Açores, na preservação da nossa natureza, do nosso mar e das ondas que são um ativo histórico, cultural, económico, turístico e desportivo.

Na comemoração dos 20 anos da STW as organizações filiadas dos países que possuem reservas de surf e áreas protegidas trabalharam em conjunto para se alcançar o objetivo de proteger 1000 ondas até 2030.

O evento foi um momento de celebração, mas também de troca de ideias e do desenvolvimento de trabalho de equipa, pois todos juntos, estamos a fazer a diferença e a proteger verdadeiramente os ecossistemas e as ondas em todo o mundo e os Açores fazem parte dessa coligação!

A participação Açoriana na Cimeira da Coligação da STW, foi o consolidar de um projeto de extrema importância para os Açores, na preservação da nossa natureza, do nosso mar, das nossas ondas, que são um ativo histórico, cultural, económico, turístico e desportivo.

Mensagem do CEO Nik Strong-Cvetich

“Estou de volta ao escritório, mas só queria agradecer a cada um de vocês por terem arranjado tempo para vir pessoalmente e celebrar connosco os nossos 20 anos.

O evento não podia ter corrido melhor, na minha opinião, e em grande parte graças a todos vós. A qualidade das pessoas que reunimos como parte da nossa coligação, o compromisso de proteger os ecossistemas de surf que amamos e a inteligência e capacidade deste grupo são insuperáveis. Saí de lá cheio de orgulho, alegria e com uma motivação renovada para atingirmos juntos o nosso grande objetivo de proteger 1000 ondas. Apercebi-me de algumas coisas com este evento:

Estamos a fazer algo diferente juntos – Quando vejo as fotografias do evento, fico impressionado com o facto de todos estarem a sorrir em todas as fotografias – não a sorrir para a câmara, mas a sorrir porque estão entusiasmados. Estamos a fazer algo diferente porque estamos a dar alegria à conservação num mundo em que a conservação é muitas vezes considerada negativa.

A outra coisa de que me apercebi é que não estamos apenas a tornar uma organização fantástica, mas catalisámos isto num movimento. E esse movimento está a ganhar força.

Por outro lado, estamos a equipar a Coligação para atingir o nosso grande objetivo comum. Todos vocês nos deram as ideias e o feedback sobre as ferramentas de que precisam e as que temos de construir para tornar possível este movimento e o nosso grande objetivo.

Mais uma vez, sinto-me muito afortunado por estar ao leme desta organização e por estar a remar com todos vós para essa onda gigante de mudança que a Kassia e o Greg Long tão bem descreveram. Obrigado por fazerem parte de nós e aguardo com grande expetativa os próximos 20 anos de impacto em conjunto.”

Atualmente o projeto SAW, colabora com o programa Blue Azores na identificação das Áreas Marítimas Protegidas, nas quais estão incluídas as ondas; e representa, através da Associação de Surf da Terceira, os interesses da comunidade de surf dos Açores no Conselho Regional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, Presidido pela Secretaria Regional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

O Projeto Save Azores Waves agradece a toda a comunidade de surf que tem apoiado e suportado este projeto, bem como, todas as entidades públicas e privadas, governamentais e não-governamentais que acreditam na proteção do nosso oceano, do nosso mar, da natureza e das ondas.