Hoje vamos falar sobre Mitos & Verdades – Patologias & Fertilidade.

O stress e a ansiedade têm impacto na infertilidade? Verdade

Tanto no homem como na mulher o stress e ansiedade gera um organismo mais inflamado e isso tem impacto na vitalidade dos espermatozoides e na dificuldade de nidação e implantação do embrião no útero. Implementar uma alimentação rica em antioxidantes e polifenóis ajuda na modulação e redução do stress oxidativo.

Mulheres com Síndrome do Ovário Poliquistico (SOP) não podem engravidar? Mito.

Na verdade, as mulheres com Síndrome do Ovário Poliquistico (SOP) podem engravidar. Na SOP há 4 tipos e consoante as características de cada um, por exemplo, níveis elevados de androgénios ou resistência à insulina ou alterações no processo de ovulação – influencia a fertilidade em maior ou menor escala. Uma alimentação com índices glicémicos e cargas glicémicas baixas a moderadas é uma estratégia de atuação. A alimentação e o estilo de vida vão ter um papel fulcral para conseguir engravidar naturalmente.

Mulheres com endometriose não conseguem engravidar? Mito.

É verdade que mulheres com endometriose têm por natureza um organismo mais inflamado e stress metabólico e isso gera alterações ao nível da oogénese (formação de óvulos de qualidade). Entender a fisiopatologia da endometriose promove o silenciamento dos sintomas e gera uma homeostase (equilíbrio) metabólico passível de gerar uma gravidez sã e tranquila.

Mesmo com tratamentos, pode não conseguir engravidar? Verdade.

Qualquer processo de fertilidade medicamente assistida requer óvulos férteis e espermatozoides de qualidade. Avaliar as analises clínicas com o olhar da nutrição funcional permite nutrir óvulos e espermatozoides para tornar todo o processo eficaz. Por isso o meu método da fertilidade está direcionado para nutrir óvulos e espermatozoides cerca de 90 dias antes de qualquer processo de fertilidade para aumentar muito mais as chances deste processo ser eficaz.

Grata pela sua atenção e relembro: Os Alimentos são para Todos os dias. E a sua Saúde? Viva Bem… Coma melhor!

Até para a semana!