O Governo dos Açores realçou hoje a “subida” na média das notas dos alunos da região nas provas de aferição de Português (56%) do 9.º ano, mas demonstrou “preocupação” com os resultados no exame de Matemática (37,6%).

“A secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, realçou a subida a Português, atendendo a que, em 2022, a média era negativa e este ano é positiva. Quanto à Matemática, a governante frisou maior preocupação com a tendência de resultados”, lê-se num comunicado publicado no portal do executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).

O Governo Regional destaca que os “alunos dos Açores conseguiram subir a nota a Português e a Matemática em relação ao ano anterior” nas provas finais do 3.º ciclo do ensino básico.

Segundo os dados divulgados, a média na disciplina de Português foi de 56%, o que representa uma subida de 6,6 pontos percentuais face ao ano passado, passando de uma média negativa para positiva.

Na Matemática, a média foi de 37,6%, uma subida de 1,9 pontos percentuais.

“Na Matemática convergimos com os resultados nacionais, que, tendo uma média baixa, ainda baixaram os seus valores. Nos Açores, os resultados melhoraram, mas continuamos com uma média negativa muito baixa”, afirmou a secretária da Educação, citada na nota de imprensa.

A média nacional na disciplina de Português foi de 61%, enquanto na Matemática foi de 43%.

“Na Matemática, a média nacional desceu de 45% para 43%, enquanto nos Açores subiu”, destacou o governo açoriano.

Nos Açores, 2.199 alunos fizeram a prova final de Português do 3.º ciclo do ensino básico e 2.214 alunos realizaram a de Matemática.

PUB