Pedro Nascimento Cabral e Pedro Folgado

Os municípios de Ponta Delgada, Açores, e Alenquer, distrito de Lisboa, assinaram um protocolo de geminação que fortalece as relações entre concelhos e afinidades históricas e culturais com o culto e festas evocativas do Espírito Santo, foi hoje anunciado.

Em 2017, os municípios de Ponta Delgada e Alenquer já tinham assinado um protocolo de âmbito cultural, para a promoção conjunta de atividades relacionadas com o culto e as Festas do Império do Divino Espírito Santo, envolvendo as comunidades e intercâmbios de artistas e exposições, entre outras atividades.

Citado num comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em São Miguel, Pedro Nascimento Cabral, afirma que o acordo de geminação dá corpo “a um maravilhoso legado” dos antepassados que se pretende preservar, “aprimorar e entregar com brio às gerações futuras”.

Pedro Folgado, da Câmara de Alenquer, acrescenta que o acordo assinala “um trabalho conjunto de vários anos” e uma “relação profícua e muito importante para os dois municípios” na preservação do culto do Espírito Santo.

A cidade de Ponta Delgada comemora este fim de semana as Grandes Festas do Divino Espírito Santo, celebração que também é assinalada na vila do distrito de Lisboa.

PUB