O líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, defendeu hoje o reforço de meios na prevenção e no combate às dependências nos Açores, para que sejam dadas “respostas mais eficazes” ao flagelo.

“Isso é absolutamente essencial, para que não deixemos ninguém para trás, neste domínio do tratamento das dependências”, frisou o presidente dos socialistas açorianos, defendendo que devem ser “congregados recursos e meios” para que todos que lidam diariamente com esta problemática possam manter uma “atitude proativa”.

O também líder parlamentar socialista no parlamento dos Açores falava à saída de uma visita à Associação Regional de Reabilitação e Integração Sociocultural dos Açores (ARRISCA), em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Citado numa nota de imprensa divulgada pelo partido, Vasco Cordeiro defendeu a necessidade de se “reforçar a capacidade e os meios que permitam às instituições que lidam com as dependências dar respostas mais eficazes a este flagelo”.

O socialista realçou que os fenómenos da dependência, “antes de serem um problema de segurança são um problema de saúde”, não apenas do indivíduo que está nessa situação, mas também de saúde pública, “pela dimensão e pelos riscos do fenómeno” que afeta a comunidade.

O presidente do PS/Açores defendeu também a necessidade de se atualizarem e de se reverem “algumas das medidas que os anteriores governos regionais do Partido Socialista implementaram”, para que se continue a dar a “melhor resposta possível” ao problema.

Exemplificou que isso deve ser feito ao nível da articulação entre as diversas entidades, lembrando que “o anterior Governo Regional, do Partido Socialista, publicou em 2019 o plano de referenciação e articulação entre diversas entidades” e defendendo que esse “é um dos aspetos que deve ser atualizado”.

“Interessava rever e ampliar o apoio assistencial à pessoa com dependência que, neste momento, é garantido apenas num ponto. Seria fundamental garantir que estivessem disponíveis mais soluções”, salientou o líder socialista nos Açores.

PUB