Realizou-se hoje, em Ponta Delgada, a quinta Conferência do “Roadshow Fomento”, uma iniciativa do Banco Português de Fomento que, na Região, foi organizada em parceria com o Governo Regional dos Açores e com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, com o objetivo de dar a conhecer as soluções de financiamento do Banco Português de Fomento ao dispor das empresas açorianas.

Nesta conferência, na qual interveio o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas, para além de instrumentos de âmbito nacional, foi apresentado o instrumento “Capital Participativo Açores I”, o primeiro instrumento do Banco Português de Fomento direcionado, exclusivamente, às empresas da Região e cujo aviso à apresentação de candidaturas será publicado nas próximas semanas.

Este primeiro instrumento específico destaca-se pelo seu carácter inovador, sendo pioneiro na utilização do modelo de empréstimos participativos, cujo regime jurídico foi aprovado em janeiro de 2022, e permitindo a sua classificação contabilística como capitais próprios da empresa apoiada, contribuindo, desta forma, para a melhoria da sua sustentabilidade económico-financeira.

O Capital Participativo Açores I irá capitalizar as micro e pequenas empresas dos Açores, a taxas fixas atrativas, com maturidades que podem ir até 30 de junho de 2031, e a sua colocação no mercado será assegurada através dos bancos comerciais nos Açores.

Nesta sessão, que contou com mais de uma centena de participantes, Duarte Freitas sublinhou a importância deste instrumento “que vai permitir reforçar os capitais próprios das empresas e melhorar a sua capacidade de investimento e crescimento”.

O Secretário Regional das Finanças destacou ainda a importância da colaboração entre o Governo Regional dos Açores e o Banco Português de Fomento para criar soluções adaptadas às necessidades específicas das empresas açorianas.

A sessão contou com a presença da Presidente da Comissão Executiva do Banco Português de Fomento, Ana Carvalho.

PUB