O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje, na Assembleia Legislativa, que as políticas de investimento estratégico e público do Executivo têm as pessoas no centro da ação.

O investimento, defendeu, “tem em conta o valor das pessoas” e todo o seu potencial, e passa por áreas como a qualificação, o acesso à saúde e tratamento da doença, a coesão territorial e a autonomia da subvenção pública “quer de empresas quer de famílias”.

“Muitas vezes o debate político nos Açores sobre investimento publico estratégico tem a ver com betão e cimento. E isso é revelador de uma atitude”, disse, falando no hemiciclo parlamentar, na cidade da Horta.

Medidas como a redução fiscal ou a “Tarifa Açores” integram também a estratégia de investimento nas pessoas promovida pelo atual Governo de coligação (PSD/CDS-PP/PPM).

José Manuel Bolieiro lembrou posteriormente que os Açores estão há 24 meses consecutivos a crescer em termos económicos, e lembrou elogios recentes do Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, à evolução da economia regional.

“Estes dados têm a marca da objetividade. Olho com espanto a intervenção do deputado Vasco Cordeiro, que catastroficamente fez referências à evolução das finanças públicas. Que credibilidade tem hoje quem foi contra a baixa de impostos e a «Tarifa Açores»?”, questionou o Presidente do Governo, para quem o PS foi “redondamente desmentido pela realidade”.

“A catastrófica visão não passa de uma subjetividade para denegrir o que não pode ser denegrido, que está plasmado em factos”, declarou ainda.

E concretizou: “Continuaremos aqui para fazer mais e melhor, e sobretudo confiantes no que diz respeito a análises de entidades como o Banco de Portugal e a Comissão Europeia”.

PUB