A Proteção Civil dos Açores atualizou para 36 as ocorrências registadas hoje nos Açores na sequência da passagem da depressão Óscar, todas na ilha de São Miguel e sem causarem danos pessoais.

Fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) adiantou à agência Lusa que, às 17:00 locais (18:00 em Lisboa), já tinham sido contabilizadas, desde a madrugada de hoje, “36 ocorrências na ilha de São Miguel”, na sequência da passagem da depressão Óscar pelo arquipélago.

Essas situações estão sobretudo relacionadas com inundações em vias e habitações, além de quedas de árvores, de estruturas e muros, sem danos pessoais.

Segundo a Proteção Civil, os concelhos mais afetados foram os de Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo e Povoação.

Nos locais, para apoio e resolução das diversas ocorrências têm estado os Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas, Serviços Municipais de Proteção Civil, Polícia de Segurança Pública (PSP) e EDA – Eletricidade dos Açores, sob a coordenação do SRPCBA.

As ilhas de São Miguel e Santa Maria estão sob aviso amarelo até às 06:00 de quarta-feira, por causa das previsões de chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ainda avisos amarelos para aquelas duas ilhas por causa do vento (direção do quadrante norte) até às 21:00 de hoje.

Para o grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial), o IPMA emitiu avisos amarelos, até às 00:00 de quarta-feira, devido à chuva que poderá ser forte acompanhada de trovoada.

Foi ainda emitido aviso amarelo para aquelas cinco ilhas, tendo em conta o vento, direção de nordeste, entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.