Carlos Amaral, diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa dos Açores

O diretor regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa dos Açores considerou hoje que o desporto deve ser um “indicador de desenvolvimento” do arquipélago, através da promoção da qualidade de vida dos cidadãos.

Carlos Amaral afirmou que o desporto, pela via da qualidade de vida, pode também ser um “fator de promoção da educação, saúde, cultura e economia”.

O diretor regional intervinha no encontro anual da EPSI – The European Plataform for Sport Innovation, da qual a Direção Regional do Desporto é membro associado, que decorre na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

O responsável referiu que o desporto “pode desempenhar um papel nas relações entre as regiões, como instrumento de suporte da cooperação intercultural, económica e politica”, bem como promover o “entendimento entre nações e culturas, criando ligação entre as pessoas”.

Carlos Amaral considerou que “a relevância para os Açores aproveitarem os fundos comunitários, designadamente do Erasmus + Sports 2021-2027, é inquestionável”.

“No entanto, os níveis de governação local e regional enfrentam frequentemente desafios acrescidos no aproveitamento de oportunidades a nível europeu e na interação a diferentes níveis”, salvaguardou.

Carlos Amaral referiu que “a colaboração entre os diferentes níveis de governação – local, regional, nacional e europeu – é crucial para promover sinergias para enfrentar os desafios relacionados com o desporto e para aproveitar melhor as oportunidades que o desporto pode oferecer”.

Para o diretor regional dos Assuntos Europeus, o desporto “tem um potencial particular para ajudar a enfrentar os grandes desafios que se colocam às sociedades e para estimular o desenvolvimento da região”, havendo que “apostar no estabelecimento de parcerias com outras regiões da União Europeia”.

De acordo com Carlos Amaral, “nas regiões ultraperiféricas como os Açores, onde as distâncias são maiores e as oportunidades mais limitadas, o desporto assume, ou deveria assumir, ainda maior importância enquanto instrumento estratégico de desenvolvimento regional”.

O encontro europeu, a decorrer em Ponta Delgada, visa “promover a inovação no desporto, a criação de oportunidades de negócio para empresas locais, nomeadamente na área do turismo de natureza, a capacitação dos agentes económicos, incluindo os agentes desportivos, a aproximação de diferentes entidades da Região à Europa e a procura de oportunidades de financiamento através de projetos de escopo europeu”.

PUB