A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar com a construção de um centro multidisciplinar na freguesia da Relva, anunciou, esta sexta-feira, o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral.

O anúncio foi feito pelo autarca durante uma visita oficial à Relva, onde ficaram também assumidos os compromissos de que a autarquia vai adquirir uma ruína para promover a construção de novas moradias, assim como avançar com obras de requalificação no Caminho Velho, melhorando as condições de acesso ao miradouro da Rocha da Relva.

“Mais uma vez, ficou demonstrado que estas reuniões de trabalho nas freguesias são determinantes para que possamos entender as necessidades efetivas das nossas populações. No caso da Relva, identificámos a premência de construirmos, em terrenos que são da Câmara Municipal, um centro multidisciplinar capaz de acolher múltiplas valências e atividades preponderantes à dinâmica cultural e social desta freguesia”, começou por indicar o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

“No diálogo que estabelecemos com o Presidente da Junta de Freguesia da Relva e com o seu elenco executivo, também percebemos a importância de avançarmos com a requalificação do caminho de acesso ao miradouro da Rocha da Relva. Iremos ainda avançar para a compra de uma casa devoluta e, na sua área, construir um complexo habitacional que sirva esta boa gente, ou quem pretenda vir para cá morar”, acrescentou o autarca, numa visita onde voltou a defender a necessidade de uma intervenção que garanta a segurança de quem vive ou visita a Rocha da Relva.

“Por parte da Câmara Municipal, e dentro daquele que é o seu quadro de competências, foram executados os trabalhos possíveis para evitar novas ocorrências relacionadas com enxurradas e derrocadas, mas a verdade é que está no dossiê do Governo dos Açores uma intervenção mais aprofundada a montante, que permitirá, eficazmente, pôr termo a essas situações”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral.

“Nós aguardamos, serenamente, a apresentação de um conjunto de soluções quanto a essa matéria, certos da preocupação do Governo Regional em corresponder às justas aspirações dos ‘rocheiros’ e em salvaguardar, não só a intervenção já concretizada pela Câmara, como a própria integridade da Rocha da Relva, um património natural da ilha de São Miguel e dos Açores”, vincou.

Refira-se que esta sexta-feira, entre outros locais, o executivo liderado por Pedro Nascimento Cabral visitou o Jardim do Monte Velho, a Avenida da Igreja, o Centro Social e Paroquial da Relva, a EB/JI da Relva, o Miradouro da Rocha da Relva, a Igreja de Nossa Senhora das Neves e o recinto polidesportivo local, tendo reunido com a população e forças-vivas da freguesia na sede da Junta.

No final da reunião, o Presidente da Junta de Freguesia da Relva confirmou ter sido uma visita “bastante positiva” e da qual saíram compromissos que atendem “à grande maioria das necessidades da freguesia”.

“Só podemos estar agradados com a atenção e boa-vontade do Presidente da Câmara e do seu executivo na resolução dos nossos problemas”, declarou Pedro Silva Melo.

A deslocação do Presidente do Município à Relva decorreu no âmbito do programa de visitas oficiais às 24 freguesias do concelho, que têm como principal objetivo atualizar o conhecimento da realidade local e reforçar a proximidade entre eleitos e eleitores, promovendo a coesão social e territorial do concelho.