A partir desta segunda-feira, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar com uma campanha de sensibilização ambiental que visa alertar a população para a importância dos serviços de recolha de resíduos urbanos, da correta separação de lixo, e da limpeza dos espaços e da via pública.

A campanha de consciencialização será difundida em formatos de texto, vídeo e áudio, sendo disseminada nos quiosques digitais do concelho e através de vários canais social media, nos quais se incluem as plataformas digitais da Câmara Municipal de Ponta Delgada, já capacitadas com ferramentas de acessibilidade digital.

Os conteúdos criados têm os colaboradores da autarquia como principais protagonistas e serão, portanto, eles os porta-vozes de uma campanha que, no seu objetivo geral, pretende incentivar os munícipes e todos aqueles que visitam Ponta Delgada à adoção de boas práticas ambientais.

De forma específica, dão também rosto e voz à mensagem de que mesmo os pequenos gestos contam dentro do quadro dos grandes objetivos e desafios que envolvem a defesa do meio ambiente e a necessária alteração de comportamentos que lhe é inerente.

Sob o lema “Pequenos gestos, grande objetivos. Ponta Delgada agradece”, a campanha transporta a visão de que a maior cidade dos Açores pertence a todos quantos nela residem, trabalham e visitam, pelo que o sentido cívico e conduta de cada um são determinantes para a construção de um concelho ainda mais limpo e ecológico.

A iniciativa dá nota de que a Câmara Municipal de Ponta Delgada possui um eficiente e vasto conjunto de serviços de recolha de resíduos urbanos (embalagens, verdes e lenhosos, volumosos e óleos alimentares usados), pretendendo informar os cidadãos de como podem dispor deles.

Quanto à correta separação dos resíduos urbanos, a campanha preocupa-se em consciencializar a população para a forma como este comportamento contribui para a diminuição de acumulação de lixo em aterro, bem como para a necessária lógica de reutilização de materiais, permitindo que voltem a entrar na economia através da reciclagem.

No que se refere à limpeza dos espaços e vias públicas, a campanha visa informar o público em geral de que a Câmara Municipal tem vindo a reforçar o número de papeleiras e contentores de lixo disponíveis no concelho, enquanto apela às pessoas que os utilizem devidamente, contribuindo para manter as ruas e parques de Ponta Delgada limpos.

PUB