O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu esta manhã à assinatura de um protocolo de comodato, que cede à Câmara Municipal da Ribeira Grande, bicicletas elétricas partilhadas e postos de carregamento para viaturas elétricas, numa sessão que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho.

O protocolo, assinado por Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e por Alexandre Gaudêncio, Presidente da autarquia, visa ceder 20 bicicletas elétricas, 3 estações de ancoragem e 7 novos postos de carregamento para viaturas elétricas.

“A Ribeira Grande tem trabalhado na sustentabilidade e na adoção de medidas que visam incentivar os seus concidadãos a adorem meios de transporte mais amigos do ambiente. Prova disso é o nosso plano de mobilidade urbana sustentável, que aponta medidas e ações concretas, como é o caso da rede de ciclovias e que agora é complementada com uma rede de bicicletas elétricas partilhadas.” referiu Alexandre Gaudêncio.

“Para além disso, o reforço da rede de abastecimento para viaturas elétricas é importante para incentivar a substituição de viaturas de combustão por outras mais amigas do ambiente, passando agora a ser o concelho da região com mais postos disponíveis.” acrescentou o autarca.

A aposta em medidas mais sustentáveis, para tornar o concelho mais verde, sustentável e inclusivo, tem sido uma prioridade do executivo camarário para o atual mandato, contando para isso com diversas ações que fazem parte do plano estratégico da autarquia.

A nova rede de bicicletas partilhadas terá pontos de ancoragem junto aos Paços do Concelho, Mercado Municipal e Praça do Emigrante, estando para já disponível, em fase de testes, junto à Câmara Municipal.

Quanto aos novos postos de carregamento para viaturas elétricas, serão colocados nas freguesias de Maia, Pico da Pedra, Rabo de Peixe, Ribeira Seca, Conceição e Matriz, em locais estratégicos junto de escolas e serviços públicos, passando a contar com 12 postos públicos, ligados à rede Mobi-E.

Presentes na cerimónia estiveram os vereadores José António Garcia, Cátia Sousa e a diretora regional da energia, Joana Rita.