O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, afirmou hoje, na cidade da Horta, ser fundamental colocar a Região a convergir com a Europa.

“O volume de fundos que vamos receber nos próximos anos têm de ter como meta obrigatória uma efetiva convergência com a média da União Europeia”, sublinhou.

“É absolutamente determinante que a Região aproveite bem e de forma estratégica, até ao último cêntimo, todos os apoios que vai ter à sua disposição”, reiterou o Presidente do Parlamento açoriano no discurso que proferiu na cerimónia comemorativa do Dia da Europa, que teve lugar esta manhã, em frente ao edifício sede da ALRAA, na Horta.

Na ocasião, o Presidente Luís Garcia relembrou que a convergência tem sido o “calcanhar de Aquiles” da Região, que não acompanha o ritmo da Europa face aos fundos que tem recebido, tendo reforçado o apelo à boa gestão e aplicação dos montantes, em prol do crescimento dos Açores.

“Não podemos falhar!”, advertiu o Presidente da ALRAA, acrescentando que esse objetivo é responsabilidade de todos os que executam, fiscalizam e avaliam a aplicação das ajudas europeias, que farão crescer em 7% o PIB da Região, tonando-a a “mais beneficiada pela política de coesão”.

Durante o discurso, o Presidente Luís Garcia apelou a uma participação mais ativa dos açorianos na construção do projeto europeu, dando conta dos recentes passos da Região nesse sentido, através da aprovação de uma iniciativa da ALRAA para a “criação de um círculo eleitoral próprio, que eleja dois deputados pelos Açores ao Parlamento Europeu”, garantindo uma maior diversidade e representatividade naquele órgão.

No dia em que se assinalam 73 anos da célebre declaração de Robert Schuman, considerada o embrião da União Europeia, o Presidente da Assembleia recordou as “mudanças abruptas” da atualidade, que merecem uma reflexão aprofundada, referindo-se à Guerra da Ucrânia e às consequências do conflito que atingiram todos os cidadãos europeu a nível económico e social.

“Perante o atual cenário, só podemos reforçar o apelo que fizemos no ano passado em prol da paz”, afirmou o Presidente Luís Garcia, sublinhando a solidariedade açoriana para com o povo ucraniano, consubstanciada no minuto de silêncio prestado pelas vítimas daquele conflito, no final do seu discurso.

A cerimónia evocativa realizada esta manhã arrancou com o hastear das bandeiras no exterior do edifício da ALRAA, acompanhada pela execução dos Hinos de Portugal, dos Açores e da Europa, a cargo do Grupo Coral da Horta.

O evento público contou com a presença de membros do Governo dos Açores, de Deputados à Assembleia Legislativa, bem como as respetivas entidades municipais e de ilha do Faial.

PUB