O deputado da Iniciativa Liberal (IL) nos Açores, Nuno Barata, alertou hoje que “não está a ser garantida” na região a acessibilidade de “todos os cidadãos aos mesmos cuidados de ensino”, situação que está a contribuir para “desigualdades sociais”.

“Na ilha Graciosa, como em outras ilhas dos Açores, não está a ser garantida a acessibilidade de todos os cidadãos aos mesmos cuidados de ensino, às mesmas condições de ensino. Isso contribui para desigualdades sociais, de oportunidades”, denunciou o deputado único da IL no parlamento dos Açores, em declarações à agência Lusa.

No caso concreto da Graciosa, explicou Nuno Barata, “as crianças vão deixar de estar todas juntas e de terem acesso ao ensino privado e vão ser todas obrigadas a irem para o ensino público”, fruto de uma decisão “unilateral” do Governo.

“O senhor vice-presidente deliberou unilateralmente que a crianças seriam todas transferidas desse jardim-de-infância para as escolas públicas”, apontou.

Para Nuno Barata “há aqui uma questão política de fundo que deve ser acautelada que é o direito de escolha dos pais”.

Nuno Barata acrescentou que “o Estado deve financiar o ensino, mas deve permitir que sejam os cidadãos a escolher que tipo de ensino os seus filhos vão ter, seja privado, seja público”.

“Viemos à Graciosa, passado um ano, para constatar que, apesar do esforço que foi feito pelos conselhos diretivos, pelos auxiliares e pelos profissionais de educação, há escolas da ilha Graciosa que não têm as condições ideais para receber estes alunos transferidos”, assinalou.