O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelos vereadores José António Garcia e Cátia Sousa, visitaram esta manhã as oficinas da autarquia onde decorrem os trabalhos de preparação para a festa da flor.

São vários os motivos que irão decorar o Largo Hintze Ribeiro e a principal artéria da cidade (rua Direita), destacando-se os painéis pintados pelas escolas e instituições alusivos à flor, bem como arranjos florais que darão um colorido diferente nas ruas.

“A festa da flor é cada vez mais um cartaz turístico, onde se pretende mostrar o que de melhor temos para oferecer.” disse Gaudêncio, destacando a adesão das instituições e das freguesias à festa.

“Este ano teremos um dos maiores desfiles que há memória. Serão mais de 1000 figurantes que irão percorrer o centro histórico na tarde de sábado, a partir das 17h, num cortejo alegórico onde se pretende divulgar as nossas tradições locais.” referiu o autarca.

A festa da flor inicia-se na 6ª feira, dia 5 de maio, a partir das 18h30 com a abertura de um tapete com mais de 10.000 flores e que ficará patente em frente aos Paços do Concelho. De seguida serão inauguradas exposições de pintura que ficarão patentes na Igreja do Senhor dos Passos, terminando o dia com a Gala do Desporto Açoriano, que irá decorrer no teatro Ribeiragrandense a partir das 20h30.

No sábado, 6 de março, destaque para as atividades destinadas aos mais novos, no largo Hintze Ribeiro, e para as atuações musicais de grupos de folclore, de dança e do espetáculo “O mar é redondo como a Lua” do projeto entre ruas e canadas da escola básica e integrada de Rabo de Peixe.
Nesse dia, o desfile alegórico terá início pelas 17h00 e a animação terminará com o concerto dos Alquimia junto aos Paços do Concelho.

No domingo, dia 7 de maio, destaque para a missa, seguida de procissão do Santo Cristo dos Terceiros, na Igreja de São Pedro, na Ribeira Seca, e para as atuações de Ticosi e da Orquestra Ligeira da Ribeira Grande.

Durante o fim-de-semana estarão presentes diversos floristas e empresários da área, com exposição e venda de produtos, bem como barracas de comes e bebes, no largo Hintze Ribeiro.

PUB