O PCP/Açores defendeu hoje a suspensão da distribuição pelos acionistas dos dividendos da Empresa de Eletricidade dos Açores (EDA) e sua aplicação em apoios às famílias e empresas.

Em comunicado, o PCP defende que os dividendos “devem ser aplicados no plano de investimento, evitando o recurso ao endividamento, e na redução dos custos da energia elétrica, apoiando assim, de forma concreta, as famílias e as empresas”.

“É chegado o momento de se iniciar o processo de aquisição do capital privado da EDA, recuperando-a para o domínio público”, acrescenta o partido na nota, considerando que só desta forma a empresa, que é estratégica para a região, poderá estar “ao serviço dela”.

Insistindo que as empresas estratégicas para os Açores devem ser públicas, o PCP salienta que este é um exemplo claro da “necessidade de serem revistas as participações que a região detém na EDA”.

“O grupo EDA apresentou um resultado líquido de 12,1 milhões de euros e aprovou em assembleia geral de acionistas distribuir 50,04% dos resultados apurados distribuíveis. Ao mesmo tempo, os pequenos empresários debatem-se para manter abertas as suas atividades e as famílias privam-se de bens essenciais, para poderem pagar as contas da eletricidade”, lamenta o PCP.

PUB